domingo, 23 de junho de 2013

TEMEMOS E SERVIMOS SOMENTE A DEUS



2Rs 17:39  Mas ao SENHOR, vosso Deus, temereis, e ele vos livrará das mãos de todos os vossos inimigos. 40  Porém eles não deram ouvidos a isso; antes, procederam segundo o seu antigo costume. 41  Assim, estas nações temiam o SENHOR e serviam as suas próprias imagens de escultura; como fizeram seus pais, assim fazem também seus filhos e os filhos de seus filhos, até ao dia de hoje.


Não devemos temer a nada, somente ao Senhor. (versículo 39)
Mas, muitas vezes recebemos temores e costumes dos nossos pais que trazemos para a nossa vida. Aquele povo temia ao Senhor, mas ao mesmo tempo serviam, temiam e criam em outros deuses e as gerações seguintes foram fazendo o mesmo.
Quantos crentes ainda tem temores costumeiros, que receberam dos seus antepassados como não passar debaixo da escada, gato preto, número 13, cruzar as mãos ao cumprimentar várias pessoas, comemorar aniversário antes da data, sonhar com certas coisas etc. E em função disso recorrem a tantos subterfúgios que não seja o Senhor como objetos de sorte, 1 dólar na carteira etc. Tudo superstição que receberam dos seus pais e estão repassando aos seus filhos. Mas, essas superstições desagradam a Deus, ofendem a Deus, são tudo mentiras do diabo para escravizar as pessoas, são contrárias à Palavra de Deus e são pecado. Precisamos rejeitar todas elas a partir de hoje.

Deus e as tradições (versículo 40 e 41)
Quantas pessoas não procuram viver de acordo com a Palavra de Deus, mas como aprenderam dos seus pais. Quantos não querem consultar a Bíblia para interpretar exatamente o que ela ensina e praticar, mas se deixam levar por aquilo que foram habituados a acreditarem. Toda tradição que você recebeu que não tem base Bíblia, que é contrária a Palavra de Deus é pecado. Tem tradições que são vistas com valor emocional e algumas pessoas acreditam que se abandonarem tais tradições estarão abandonando, ofendendo, rejeitando seus antepassados, seus pais, familiares etc. Mas, isso não é verdade. Rejeitando tais tradições você estará agradando a Deus e impedindo que seus filhos pratiquem coisas que desagradam a Deus. Deixando essas superstições e tradições erradas você estará fazendo o bem a si mesmo e aos seus filhos. É hora de vivermos a Palavra de Deus e nos arrependermos e abandonarmos todo costume contrário a ela.

Deus e mais alguma coisa (versículo 41)
Existem pessoas dentro das Igrejas, crentes, que amam a Deus e o temem, mas que ainda acreditam e temem outros deuses. Consultam horóscopo, tem imagens de escultura, acreditam em santos, temem bruxas, vão em videntes, consultam os mortos, fazem simpatias… Tudo isso é pecado e abominável a Deus. Arrependa-se o quanto antes e retire tudo isso da sua vida, eles são enganos do diabo.
Na vida do crente não pode haver nenhum tipo de idolatria. Não adoramos e nem cremos em nenhuma imagem. Não consultamos os mortos, pois eles não podem comunicar conosco. Tudo isso são mentiras antigas do diabo. Não cremos em adivinhações. Não fazemos simpatias. Não temos superstições em nada. Não vamos em bruxos ou videntes. Não somos místicos. Não temos objetos para dar sorte. Não tememos exceto o Senhor.

Vamos ver alguns versículos que falam disso:
Lv 19: 31  Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
Is 8: 19  Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?
Levítico 20:6  Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo.
2 Crônicas 33:6  queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira.
2 Reis 23:24  Aboliu também Josias os médiuns, os feiticeiros, os ídolos do lar, os ídolos e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, para cumprir as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na Casa do SENHOR.
Dt 18: 9 Quando vocês tomarem posse da terra que o SENHOR, nosso Deus, está dando a vocês, não imitem os costumes nojentos dos povos de lá.10  Não ofereçam os seus filhos em sacrifício, queimando-os no altar. Não deixem que no meio do povo haja adivinhos ou pessoas que tiram sortes; não tolerem feiticeiros, 11  nem quem faz despachos, nem os que invocam os espíritos dos mortos.12  O SENHOR Deus detesta os que praticam essas coisas nojentas e por isso mesmo está expulsando da terra esses povos, enquanto vocês vão tomando posse dela.
Dt 18: 10  Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;11  nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12  pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.
Ex 20: 1 Então, falou Deus todas estas palavras:2  Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.3  Não terás outros deuses diante de mim.4  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5  Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6  e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Hebreus 9:27  E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,
Atos 16:16  Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores

Conclusão
Arrependa-se hoje. Faça uma limpeza na sua vida, no seu coração e na sua casa. Seremos um povo santo que vai temer, buscar e consultar somente ao nosso Deus vivo e verdadeiro.


Pra. Elenir Campos

Sem comentários:

Enviar um comentário