quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Nossa Natureza Pecaminosa


O homem foi criado por Deus como diz em Gênesis 1:26  Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;. Fomos criados para conter a Deus. Somos um vaso e o nosso ser só é completo quando somos preenchidos por Deus. Mas, o homem pecou e quando ele comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele recebeu para dentro de si uma natureza caída, o pecado, a natureza de satanás. (Gn 3)


 
NÃO SOMOS MELHORES DO QUE NINGUÉM:
Você conhece a natureza que esta dentro de você? Todos nós recebemos a mesma natureza pecaminosa. Ela é igual para todos. Não somos melhores do que ninguém por diversas razões, mas uma delas é por que todos nós temos a mesma carne, igualzinha. A sua carne é igual a minha. Não julgue seu irmão. Não se considere melhor do que ninguém. Não se ache mais santo do que ninguém, porque a mesma carne que está em uma prostituta, adúltera, um alcoólatra, mentiroso, soberbo, orgulhoso, arrogante, preguiçoso, também está dentro de você e de mim. A diferença é que manifestamos umas coisas e não outras diferentemente de cada pessoa, mas temos o potencial, a semente dentro de nós do pecado seja ele qual for.

NÃO PODEMOS JULGAR NINGUÉM:
Portanto, não julgue absolutamente ninguém. Porque todos nós somos pecadores. Mas, observamos que quem mais julga os outros, as vezes são os piores, porque ele precisa condenar seu próximo para sentir-se bem consigo mesmo. Alivia a própria consciência quando eu consigo detectar o defeitos daqueles que estão próximo de mim. E ainda preciso mostrar para os outros os defeitos do meu irmão. Tem pessoas que a maledicência e o julgamento é para aliviar a sua consciência, porque elas sabem dos seus próprios erros e fraquezas que não conseguem vencer. E quando vêem os erros dos seus irmãos e ainda espalham para os outros, eles são confortados pelo diabo.
Tudo isso é um grande engano! Só Àquele que é santo, santo, santo (Jesus) que pode nos julgar. Mas, você não pode. Tiago 4:12  Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?

VOCÊ SE CONHECE.
Aqueles que conhecem a sua própria natureza, aquilo que esta dentro de si, não se sentem melhor e nem julgam ninguém. Há uma grande diferença entre julgar e discipular. Pai e mãe natural ou espiritual tem o papel e a obrigação de corrigir erros. Irmãos também podem corrigir um ao outro, mas quando falamos mal do nosso irmão, quando sentamos em rodas para julgar, condenar e falar mal do próximo, não se está corrigindo, nem amando o seu irmão, mas o difamando. Portanto, quando chegamos para o nosso próprio irmão e falamos para ele, com o intuito de edifica-lo, exorta-lo ou repreende-lo para que ele possa crescer em Deus, isso é amar e ser irmão. E depois disso guardamos a vida desse irmão. Mas, aquele que não fala para a pessoa em questão, mas para outros com o intuito de não ajudar, mas de julgar, isso é maligno e demonstra que esta pessoa se sente apta para julgar seu próximo e se sente superior. Não resolve falar para outros, mas somente para a pessoa em questão.

O ser humano, na sua natureza é falso, hipócrita, soberbo, arrogante, impaciente, invejoso, volúvel, infiel, inconstante, impuro, maledicente, desobediente, rebelde, mal, maligno, malicioso, desconfiado, negativo, murmurador etc. Somos assim. Você é assim. Você já conseguiu se enxergar? Ou você só enxerga os outros? Você já descobriu quem realmente você é sem Deus? Você já descobriu quem é o seu velho homem? Olha a nossa natureza: Gálatas 5:19  Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,20  idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21  invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Essa natureza pecaminosa é a própria natureza do diabo porque ele quer que sejamos parecidos com ele. Que sejamos como ele é. Portanto, todas as vezes que você obedece essa natureza maligna, você está obedecendo, servindo e alegrando o diabo e cumprindo a sua vontade.

TEMOS A NATUREZA DE DEUS DENTRO DE NÓS:

Mas, quando você entregou a sua vida para Jesus, você recebeu a vida de Deus, a natureza de Deus. Sabia disso? Você já nasceu de novo? Já entregou a sua vida para Cristo? Se a sua resposta for positiva, você tem o caráter de Deus dentro de você. As virtudes de Deus já moram dentro de você. Gálatas 5:22  Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,23  mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
24  E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Mas, você conhece a natureza de Deus que esta dentro de cada um que nasceu de novo? Você conhece esta natureza poderosa, que é o próprio Deus? Bondade, perdão, humildade, simplicidade, alegria, fé, amor, benignidade, paciência, fidelidade, paz etc. Todas essas virtudes já estão dentro de você. E não adianta querer que os outros sejam isso, seja primeiramente você. Pare de cobrar os outros a serem, mas cobre-se a si mesmo. Cada um prestará contas a Deus de si mesmo, portanto, não fique olhando para os lados, mas para você mesmo e  para Cristo.

VOCÊ DECIDE:

Qual destas natureza você quer obedecer? Qual delas você vai seguir? A Bíblia diz que morremos com Cristo e ressuscitamos com Ele. Romanos 6:2  De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? O que isso significa? Significa que esta natureza pecaminosa perdeu o seu domínio sobre nós porque recebemos a natureza de Deus, o próprio Deus dentro de nós, então podemos ser aquilo que Deus planejou que fôssemos. Ou seja, podemos ser como Cristo quer que sejamos. À sua imagem e semelhança. Agir como Jesus agiu. Amar como Ele amou. Perdoar como Ele perdoou. Servir como Ele serviu. Andar como Ele andou. Priorizar o que Ele priorizou. Falar como Ele falou.
Faça a sua escolha hoje. Seja como Jesus. Imite-o. É possível sim!
1 Coríntios 4:16  Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.
1 Coríntios 11:1  Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Efésios 5:1  Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

COMPARTILHAR: É tempo de arrependimento. Jejuamos 40 dias e o que mudou em você? De quantos pecados você se arrependeu? Você se tornou alguém melhor? Mais santo, mais humilde, mais puro, mais perdoador, mas apaixonado por Jesus e sua obra, mais manso, mais verdadeiro, mais honesto etc. Confesse seu pecado e decida diante de Deus seguir a natureza de Deus que está dentro de você e esforçar para não ceder à pecaminosa. Faça a sua oração. Confesse para um irmão ou para a própria célula e decida ser uma nova pessoa. Clame para que o Espírito Santo te ajude para que essa decisão não seja esquecida com o tempo!



Pra. Elenir

Sem comentários:

Enviar um comentário