domingo, 24 de novembro de 2013

Um Líder Cinco Estrelas - Mt 18:12-14


1. Um líder cinco estrelas tem ovelhas - Mt 18:12 - Nesta história percebemos que o pastor tinha ovelhas. A questão de ter ovelhas fala a respeito da realidade de nossa célula. A Célula não é uma questão apenas de ter pessoas em uma casa, mas uma questão de que estas pessoas sejam igreja. Isso nos fala de vínculos e de uma vida compartilhada, mas também de cada um ter uma responsabilidade na Célula.
Cada membro deve estar inserido na vida da Célula. Cada membro pelo mais natural que seja deve fazer algo para Deus (desenterrando o talento). As responsabilidades deve ser de acordo com o grau de maturidade de cada um.

Funções por escala de prioridades
1. Líder – É o responsável pela célula e também em fazer todos funcionarem dentro dela. O líder é um maestro.
2. Líder em Treinamento – “O” ou “os” irmãos que estão sendo treinados para assumirem a próxima célula, fruto da multiplicação ou mesmo da abertura de uma nova célula.
3. Consolidador – Irmãos que acompanharão os novos irmãos dando as lições de consolidação e o fortalecendo-o na vida da igreja.
4. Anfitrião – O Irmão que recebe a célula em sua casa como bom hospedeiro dos irmãos.
5. Visitas – Estes irmãos visitarão pessoas que visitaram a célula e irmãos que faltaram a reunião da célula.
Cada pessoa que visitar a células e cada irmão que faltar a reunião receberá uma visita.
6. Secretário – Preencher o relatório do Livro da Vida da Célula (frequência dos membros, frequentantes e visitantes), escala de visitas, escalas de lanche, consolidação e aniversários.
– Caso a Célula esteja grande pode-se ter mais de um secretário e dividir as responsabilidade entre eles.
7. Mural – Fazer um mural e colocar e manter o cartaz da “Célula Forte ”, assim como avisos e as escalas da célula.
Direciona cada momento da célula e treina os irmão da célula
1. Quebra-gelo; 2. Louvor (entre os irmãos que consigam trazer um ambiente espiritual); 3. Palavra (deve ser compartilhada entre os mais maduros); 4. Momento de comunhão - Lanche.
2. Um líder cinco estrelas conta as ovelhas - Mateus 18:12 - Quando vemos que o pastor sentiu falta da ovelha, é porque todas as vezes que ele chegava com o rebanho no aprisco ele as contava.
Isso nos fala de algumas coisas muito importantes.
a) Contar fala de relatório - O relatório ao contrario do que muitos pensam é um instrumento de vida. Os números falam disso. Quando em uma Célula não temos frequência de visitantes, isso fala que esta Célula ou virou apenas um grupinho fechado, ou então não se preocupa com as vidas que estão indo para o inferno.
Quando uma Célula está com a frequência dos membros muito baixa, pode ser que a reunião não é muito boa.
b) Contar fala de acompanhamento - Quando o pastor contou as ovelhas, ele estava acompanhando o seu rebanho. O acompanhamento é fundamental da vida da igreja. Cada membro deve ser acompanhado pelo menos uma vez na semana em um encontro semanal de uma hora. Este tempo pode até ser de comunhão, mas comunhão de vida, vida compartilhada. Não só comer juntos, mas compartilhamento de vida.
3. Um líder cinco estrelas busca a ovelha perdida - Mateus 18:12 - Ovelhas podem se desgarrar dentro e fora da célula. Ez 34:2-4 Qual a sequência de uma ovelha que se extravia da célula?
a) Fraca - Como podemos perceber se uma ovelha está fraca? Não consegue orar nem se firmar nas reuniões; Esta sempre caindo nas artimanhas do inimigo como situações para não ir a célula, ao culto. Tal ovelha precisa de comida, pois pode nem dar conta de comer sozinha. Uma ovelha fraca se não for fortalecida pode ficar doente.
b) Doente - Uma ovelha doente vai manifestar alguns sintomas: Ficar sempre em silencio no meio dos irmãos; Mesmo indo as reuniões mantêm um certo distanciamento dos irmãos; Possui muitos conflitos com relação a sua fé. Toda doença espiritual é provocada por demônios, por isso a Célula deverá entrar em guerra espiritual pela vida dela. A ovelha doente se não for curada, pode se prostrar.
c) Quebrada ou prostrada - O estado de prostração é por causa de desilusões com irmãos ou alvos de oração que não foram ainda alcançados. Ela se sente desiludida com os irmãos e abandonada por Deus. Para com a doente precisamos de exercitar um espírito de guerra, mas com a prostrada precisamos de exercitar um espírito de graça. Uma ovelha prostrada eventualmente precisará ser carregada.
d) Desgarrada - A tendência de uma ovelha desgarrada é fechar-se e recolher-se em si mesma, tornando-se arredia mesmo dentro do rebanho. Ela vai as reuniões, mas senta no fundo, chega depois do louvor e procura sair antes de terminar o culto. Quando abordada esta sempre cheia de outros compromissos.Este é um momento critico, pois muitos desistem pois interpretam que este irmão não quer ficar mais na igreja. Uma ovelha assim precisa ser ligada a alguém com muito amor para não se perder.
e) Perdida - É o último estágio, é quando a ovelha afasta-se fisicamente do rebanho. A maior parte do trabalho de uma igreja de programas é correr atrás de ovelhas perdidas, mas em uma igreja como a nossa, precisamos evitar que elas fiquem fracas e cheguem a se perderem.
4. Um líder cinco estrelas tem prazer no que faz - Mt 18:13 - Tem algo que sela as atitudes deste homem, é o prazer em realizar a vontade de Deus. Ele sente prazer em buscar a ovelha perdida, em ver a célula crescer, nos irmãos avançarem. A Célula não é um peso para ele e sim um prazer. É prazeroso estar com os irmãos, é prazeroso pagar o preço em oração, jejum, encontros, vigílias. Ele tem prazer em começar ou recomeçar uma célula, tem prazer na reunião da mesma, prazer em participar de alvos.
5. Um líder cinco estrelas paga o preço pelos 100% - Mt 18:14 - Este homem pagou o preço por causa de uma ovelha para conquistar os 100% daquilo que Deus confiou em suas mãos. Este é o ano que o Senhor fez em nossas vida. O nosso 100% é chegar aos 10 membros em cada Célula. O líder cinco estrelas tem prazer em ser desafiado e prazer em pagar o preço, pois sabe da festa que o espera no final do ano e a festa que o aguarda quando encontrar com o Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário