terça-feira, 16 de abril de 2013

A medida de uma grande igreja


Texto: Colossenses 1:3-12
Outro dia alguém me disse que o apóstolo Paulo nunca falou a respeito de igrejas grande ou mesmo de crescimento da igreja. Evidentemente ele estava enganado pois o próprio exemplo de Paulo pregando o evangelho em todo lugar nos mostra uma fé para ganhar e crescer. Mas na carta aos colossenses Paulo fala claramente que a igreja ali estava crescendo e frutificando.
Paulo estava sempre agradecendo a Deus pela igreja de Colossos. (v. 3)

“Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós”.
E a razão da sua gratidão era que a igreja de Colossos era uma grande igreja que estava frutificando e crescendo (v. 6)
Que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade.
O que é preciso para edificar uma grande igreja? (v. 3-14)
Antes de responder a essa pergunta, podemos afirmar que:
Tudo o que fez a igreja de Colossos grande transcende o tempo e o local.
Tudo o que fez a igreja de Colossos grande pode ser repetido hoje
Tudo o que fez a igreja de Colossos grande pode acontecer em qualquer lugar desse país.
Nós não podemos nos eximir afirmando que “Nós não podemos fazer isso aqui.”
Vamos ver algumas coisas que fizeram a igreja de Colossos tão grande: 
1. Cheios da fé em Jesus Cristo (v. 3 e 4)
Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus...
O que Paulo quer dizer com “a fé em Cristo Jesus” é antes de tudo a fé salvadora em Cristo Jesus. Todos na igreja confiavam na morte de Cristo na cruz como o motivo para a sua aceitação diante de Deus.
Evidentemente o fundamento de toda a igreja é grande é a fé salvadora em Cristo Jesus.
“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12)
“Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16:31)
A base adequada para se tornar uma grande igreja é a fé. Mas a fé precisa avançar para crer na manifestação do poder de Deus entre nós. Existe uma fé inicial para a salvação, mas é preciso avançar para novos níveis de fé.
Uma grande igreja não é constituída apenas de pessoas que foram salvas pela fé, mas de homens e mulheres que vivem pela fé.

2. Plenos de amor para com todos os santos (v. 4 e 8)
“Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos.”
A igreja de Colossos era uma igreja amorosa.
No verso 8 lemos que esse amor era no espírito e era também pelo Espírito. Nós amamos quando somos cheios do Espírito de Deus que é amor. Deus é amor e o Espírito Santo é amor. O poder de Deus é o amor.
Podemos dizer concretamente que a fonte de todo o amor na igreja é o Espírito Santo.
O Espírito Santo estava enchendo aqueles que tinham fé com o amor de Deus, e eles por sua vez compartilhavam esse amor com outros.
Para compartilhar o amor de Deus, você tem que primeiro receber o amor de Deus.
“Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” (Rm. 5:5)
Uma igreja amorosa é uma igreja sem favoritismo. Porque o amor é para com todos os santos.
Uma igreja amorosa vê os irmãos como santos. Vendo alguém como um santo, em vez de um pecador é ver essa pessoa como Deus as vê. Isso significa olhar para os outros com olhos bons.

3. Transbordantes de esperança e vida (v. 5)
Outra medida de uma grande igreja é a esperança.
Por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho. (v. 5)
Não subestime a esperança! Esperança é o oxigênio da alma.
A fé salvadora e o amor para com todos os santos, ambos vêm da esperança guardada para nós no céu.
Então de onde vem essa esperança? Paulo nos diz que a esperança vem da Palavra de Deus!  É a promessa de Deus contida na palavra de Deus que nos traz esperança.
Sempre que nós negligenciamos a palavra de Deus, nós experimentamos uma sensação de desesperança.
Uma grande expressão de esperança é cultivarmos sonhos de Deus em nossa vida. A nossa esperança nas coisas do céu no permite viver uma vida cheios de sonhos aqui.

4. Cheios de revelação da graça de Deus (v. 6)
“que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade.”
O maior inimigo da igreja é graça barata. A nossa igreja está lutando pela graça cara. A graça barata é a idéia de que Cristo já pagou tudo que eu não preciso fazer nada. Eu não tenho de dar frutos. Eu não tenho de crescer. A graça barata não tem idéia de quanto custou para Cristo comprar a nossa salvação. A graça barata justifica o pecado, sem justificar o pecador.
A graça cara é o completo oposto da graça barata. A graça cara é a verdadeira compreensão da graça de Deus. Visto que Cristo pagou tudo a um preço tão alto eu devo agora dar frutos. Eu não tenho outra escolha. Visto que Cristo pagou tudo a um preço tão alto que devo crescer.
“sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.” 1 Pedro 1:18-19

5. Possui líderes que são servos (v. 7)
“Segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo.”
Há sempre um elemento humano cooperando para que uma igreja seja grande. Para sermos uma grande igreja precisamos ter grandes líderes. Igrejas grandes têm grandes líderes.
Uma das razões do Colossenses serem uma grande igreja foi Epafras, porque ele era um grande líder. O pastor e os líderes são o grande segredo do crescimento da igreja.
Paulo diz que Epafras era um líder que ensinava corretamente. E também diz que ele era um grande modelo para os irmãos por que era um fiel ministro de Cristo.

6. Possui uma vida profunda de oração (v. 9)
“Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual.”
Grandes igrejas não acontecem automaticamente. É preciso uma grande quantidade de oração ao longo de um grande período de tempo para se gerar uma grande igreja.
Grandes igrejas nunca deixam de orar e de pedir a Deus para enchê-los com o conhecimento de Sua vontade.
Grandes igrejas sabem que conhecer a vontade de Deus é o segredo do crescimento. O conhecimento da vontade de Deus vem apenas para aqueles que buscam conhecê-lo.
Todo grande homem ou mulher de Deus são um homem ou uma mulher de oração. Sem exceções.

7. São discípulos frutíferos (vs. 10 a 12)
“A fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.”
Grandes Igrejas sabem em qual negócio estão envolvidas. Elas estão no negócio de transformar vidas. É sempre bom perguntar-nos: “Como vão os negócios?”
Crentes frutíferos procuram agradar ao Senhor em tudo. Vivem para o inteiro agrado de Deus.
Discípulos frutíferos crescem no pleno conhecimento de Deus e são fortalecidos com poder.
O crente vencedor é cheio de perseverança, alegria e gratidão.
Discípulos frutíferos são idôneos, ou seja, são filhos maduros que estão aptos a entrarem na posse da herança.
Somos uma grande igreja?




2 comentários:

  1. valeu wallace , Deus te abençoe ! o seu trabalho nao vai ser em vão, Deus é fiel, ele vai te recompensar !
    Júlio Santos, teu servo!

    ResponderEliminar
  2. Pessoal viu o nosso novo site elaborado pelo irmão Wallace Passon

    ResponderEliminar