domingo, 23 de novembro de 2014

Personagens de um mover de Deus.



Em 2 Samuel 6, temos a descrição de com Davi resolveu trazer a Arca da Aliança para Jerusalém. A Arca simboliza a presença de Deus no meio do Seu povo. Então, o que temos aqui é um relato do mover de Deus. A vontade de Deus é habitar no meio do Seu povo e ser o Seu conteúdo e satisfação. Nesse relato, temos pelo menos quarto personagens: Uzá, Obede-Edom. Mical e Davi. Cada um deles tocou no mover de Deus de uma forma ou de outra. Vamos falar de Uzá e Obede-Edom.
O nosso Deus é onipotente, está em todo lugar, mas  existe outro aspecto da sua presença, o que chamo de presença manifesta . Na manifestação da Sua presença, percebemos a Sua glória. Davi desejava profundamente a presença manifesta de Deus Então, ele reuniu todo o povo para trazer a Arca. Aquele foi um dia muito especial, um grande mover de Deus. Mas na descrição desse mover, há quatro pessoas que nos falam de quatro tipos diferentes de atitudes que temos em relação ao mover de Deus. A presença é a mesma, mas produz resultados distintos dependendo da atitude de cada um.

Uzá 

A palavra do Senhor diz que Davi, querendo trazer a Arca mandou buscá-la na casa de Abinadabe. Davi sabia que nos dias de Saul ninguém tinha se importado com a Arca, porque poucos se importavam com  presença de Deus. Porém, ele queria trazer a presença de Deus para o centro de seu reino.  O problema é que ele não tinha conhecimento de como carregar a Arca, por isso resolveu usar do mesmo artificio dos filisteus, fez um carro de boi para transporta-la. A bíblia diz que somente os levitas podiam carregar a arca. Nesse momento, entra em cena o primeiro personagem desse mover de Deus, Uzá.
Naquele grande dia, quando se reuniram para trazer unção, glória, vida, poder e presença de Deus, a primeira pessoa que ser destacou foi Uzá. Ele não cai no poder, não riu e nem chorou, mas diz a Escritura que Uzá tocou na Arca e caiu morto. O que era par ser glória resultou em morte. O que Uzá fez para não desfrutar da benção? Pelo menos quatro coisas podemos perceber em sua atitude.

a) Cuidado com a familiaridade com as coisa espirituais


Uzá era filho de Abinadabe. A Arca havia ficado anos na casa de Abinadabe (1Sm 7.1,2). Ele não via a Arca como algo sagrado, mas como uma peça da mobília. Quando chegou o dia que o rei quis trazer a Arca, certamente pareceu a coisa mais apropriada pedir a alguém que já estava acostumado com ela para ajudar a traze-la. Durante o trajeto, os bois que puxavam o carro tropeçaram e a Arca estava quase caindo quando Uzá resolveu segurá-la. Por causa disso, ele caiu morto diante do Senhor. Ele não podia tocar na Arca, pois apenas os levitas podiam transporta-la.
Uzá no fala daqueles que estão acostumados, familiarizados com a Arca. Isso acontece frequentemente com filhos de crentes. Eles já conhecem e viram tudo, e pensam já ter experimentado também de todo o mover de Deus. Uma das coisas mais sérias da vida é se acostumar com as coisas espirituais. Quem esta familiarizado assume atitudes críticas, pois não consegue entender por que ao seu lado tem alguém se derramando na unção enquanto ele não sente coisa alguma. A conclusão equivocada  é que devem estar encenando. Mas a verdade é que o seu coração, de tão acostumado, tornou-se frio e indiferente. Se esse é o seu caso, humilhe-se diante de Deus e seja reverente diante das coisas do mover de Deus.

b) o mover de Deus não tolera a religiosidade

O que matou Uzá foi a religiosidade. Uzá simboliza o crente religioso, o que está acostumado com o que é sagrado, que vive acomodado e por isso mesmo se torna irreverente. Com o passar do tempo, qualquer um de nós pode se tornar um religioso. Se nada mais lhe toca, se coisa alguma o impressiona, então você se tornou Uzá. Volte para o mover de Deus.

c) Não tente segurar aquilo que precisas cair.

Davi estava usando carros de boi para carregar a Arca, o que era algo contrário ao ensino da Escritura. Apenas os levitas podiam levar a Arca e mesmo assim sustentada por varais sobre os ombros (Ex 25.13-15). Foi Deus que fez os bois tropeçarem. Os filisteus puderam fazer daquela forma porque não conheciam a Palavra de Deus, mas o Seu povo é indesculpável.
Uzá estava tentando segurar algo que tinha de cair. Davi é sincero, mas está fazendo a coisa da maneira errada. Para Deus, é importante o que você faz, mas é igualmente importante o como se faz. Davi tem o motivo certo, quer fazer a coisa certa, mas está equivocado. Não se carrega a Arca num carro de boi. Carro de boi no fala de habilidade humana, de estratégia fislistéia, é um símbolo da carne tentando produzir fruto do espirito. Qualquer igreja, célula ou família que esteja tentando trazer a arca pelo seu próprio braço, com estratégias da carne tem que cair para o seu próprio bem. Não tente trazer a Arca na força de seu braço. Deus não precisa de sua ajuda para levar a Arca.

d) Deus quer pessoas que obedeçam a suas ordens e não que O ajudem em sua obra.

O voluntário age segundo seu próprio entendimento. Presume que a sua intenção seja  a vontade de Deus. Ele não faz em obediência a uma palavra de Deus e sim para ajudar a Deus. Por detrás dessa atitude há uma grande soberba. Uzá é um grande exemplo de voluntário na bíblia. Deus quer pessoas que o obedeçam em suas próprias ordens mais do que o ajudem a fazer a obra. Ainda que Ele nos chame de cooperadores e servos, Ele não precisa de ninguém para segurar a Sua Obra, Ele precisa de homens e mulheres dispostos a obedecer a sua palavra. Uzá não tinha que fazer aquilo que ele acha mais apropriado e sim obedecer aquilo que o Senhor determinou para ser feito.
Nosso trabalho diante de Deus deve ser fruto da nossa obediência ao Seu chamado.


Obede-Edom

Se você continuar lendo o texto de 1 Cronicas 13, verá que, depois da morte de Uzá, Davi faz uma pergunta: “Como trarei a mim a arca de Deus?. Ele certamente deveria ter feito essa pergunta antes, mas imagine agora a situação . Quem poderia guardar a Arca? Você se apresentaria como voluntário depois de ver o soldado morrendo? Todavia certo Obede-Edom aceitou a Arca em sua casa e Deus o abençoou e a tudo o que ele tinha.

a. As coisas de Deus nunca são neutras

A primeira coisa que precisamos entender é que coisas de Deus nunca são neutras. Por que a Arca foi maldição para os soldados de Davi e, no entanto, par Obede-Edom, foi benção? O que determina se algo de Deus será benção ou maldição é a nossa atitude de obediência e fé.
Jesus disse que Ele seria  pedra de edificação para a igreja, mas seria pedra de tropeço par o mundo. Para Uzá , foi morte ter a Arca, mas , para Obede-Edom, foi benção. A diferença é que Obede-Edom era um levita. Ele já tinha o chamado para levar a Arca, enquanto Uzá tentou ajudar a segurá-la como um voluntário (1 Cronicas 15.18). Uzá simboliza a força humana, a irreverencia e a atitude contrária a Palavra de Deus. Obede-Edom simboliza o sacerdócio (2Cr 26.1-4) e aquele que deseja a Deus e não teme coisa alguma.

b. Ele recebeu a Arca correndo riscos

Em vez de levar a Arca para Jerusalém, Davi a fez levar para a casa de Ebede-Edom. A Arca do Senhor ficou na casa dele três meses e Deus abençoou tudo o que ele tinha. A bençao de Deus esta estendido a todos. O problema é que alguns são com Uzá, irreverentes, não se importam com as coisas do céu, enquanto outros, como obede-Edom , a valorizam e a recebem em casa. A arca ficou na casa de Abinadabe vinte anos  e a Bíblia não diz que ele tinha sido abençoado. No entanto, depois de somente três meses com a Arca, obede-Edom foi abençoado tremendamente. Davi havia proclamado: Que pode receber a arca em sua casa? As desculpas talvez fossem muitas. Obede-Edom, porem, não se importou com as dificuldades e cuidados que deveria ter, mas se abriu para o desafia do rei.

c. Ele honrou o Senhor ao receber a Arca em casa

Em primeiro lugar, Obede-Edom recebeu a Arca com que recebe o próprio Senhor. Jesus disse que “Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, recebera o galardão de profeta; que recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo”(Mt 10:41). A diferença certamente foi a forma como cada um recebeu a Arca do Senhor. Tudo é uma questão de como você recebe o profeta. Se você receber como profeta e honrá-lo como tal, você vai receber a unção do profeta.

d. Ele podia receber a Arca porque era um levita

Somente os levitas poderiam carregar a Arca. Obede-Edom recebeu a Arca porque era uma levita, ele tinha essa incumbência ou ministério (1Cr 26 1-4). Somente aqueles que compreendem que são sacerdotes da Nova Aliança podem receber a Arca. Só quem sabe que é sacerdócio real desfruta da bênção da presença.

Perguntas para compartilhar na célula:

1- Como podemos trazer a Arca de Deus?
2- Você pode dizer que possui um clamor pela Arca em seu coração?
 

Sem comentários:

Enviar um comentário