domingo, 30 de novembro de 2014

Personagens de um mover de Deus



“Você é um sacerdote e tem acesso à presença de Deus. O Senhor o capacitou e a Unção de Deus o envolveu. Você é esta sarça que sustenta o fogo”

Na semana passada, nós vimos a atitude de Uzá, e Obede-Edom diante da Arca de Deus. A Arca é um símbolo da presença manifesta do Senhor e consequentemente do seu mover. Hoje, vamos ver a atitude de Mical e Davi. Assim com Uzá esta em oposição a Obede-Edom, Mical está em oposição a Davi. Com qual deles se identifica?

Mical

O terceiro personagem desse mover de Deus é Mical, a esposa de Davi. Mical nos fala daquele tipo de gente que valoriza mais a forma que o conteúdo. Para ela, é mais importante os modos de etiqueta do que a unção e a presença de Deus.

a. Cuidado quando a forma é mais importante que o conteúdo.

Mical estava interessada em se apresentar diante do povo, mas Davi queria se apresentar diante do povo, mas Davi queria se apresentar diante de Deus. Mical amava o rei Davi, não o marido; amava a glória, não a humildade; amava o senhor, mas não o servo. Mical simboliza que ou aquilo que reprime e intimida a sua adoração, é alguém que está totalmente envolvida com a liturgia mas se esqueceu completamente da presença. Para Mical, a cerimonia é tudo, mas a presença  é irrelevante.

b. Não podemos receber o que não honramos

Mical desprezou Davi e não o honrou diante do povo. Ela poderia ter ido com Davi à casa de Obede-Edom para buscar a Arca, ter ido com Davi à casa de Obede-Edom pra a Arca, ter pegado um pandeiro e celebrado, como fez Mirian no deserto. Mas ela não queria se expor. Davi queria se expor. Davi queria abençoar Mical, mas nao foi possível. Para Mical, a adoração de Davi foi completamente ridícula e impropria para um rei. A natureza orgulhosa gosta de criticar, rir dos outros, zombar, escarnecer, falar mal e desprezar o dom que há nos outros. Enquanto vivemos assim, perdemos muito, porque nos tornamos incapazes de receber o que outro pode acrescentar em nossa vida.
A desonra é fruto do orgulho. Sempre haverá um “Mical” de longe para nos criticar quando saltamos diante de Deus. Mical fica olhando de longe, da janela. Ela não pode se  envolver, é muito indigno par o nível dela. Muitos não são cheios do Espírito porque temem a vergonha e o ridículo de pensarem que estão bêbados na terceira hora do dia. Mical nao teve filhos até o dia da sua morte, e  ela é somente uma advertência bíblica, poder ser tanto homem como mulher. O fato é que, tendo o espirito de Mical, você nunca poderá frutificar. Não vai gerar filhos espirituais.

Davi

O objetivo de Davi era levar a Arca para Jerusalém e ali coloca-la num  tabernáculo onde os levitas e sacerdotes ministrariam continuamente com adoração e música. Esse lugar ficou conhecido como tabernáculo  de Davi. Ele durou apenas quarenta anos e depois foi removido para dar lugar ao Templo de Salomão. No entanto, encontramos no Novo testamento  uma promessa interessante, que nos últimos dias o Senhor vai restaurar o Tabernáculo de Davi (Am. 9.11). O tabernáculo de Davi é um símbolo da igreja no velho testamento e foi fruto de paixão de um profundo desejo pela presença de Deus. Deus  procura paixão, e não palácios. Há muitos princípios que podemos perceber na vida de Davi se desejamos ser parte do mover de Deus na terra nesses dias.

a. A busca da intimidade traz a benção, mas buscar a benção não resulta em intimidade (1Cr 13.1-4)

Davi não estava atrás do ouro ou da vitória sobre os seus inimigos, mas buscava a chama da glória de Deus. Existe uma diferença entre a atitude de Salomão e a de Davi. Gosto muito da postura de  Salomão. Quando Deus mandou que ele pedisse o que quisesse, ele pediu sabedoria. Moisés não pediu sabedoria, ele apenas disse “Senhor não vai comigo, então não vou a lugar nenhum” (Ex 33:15). Davi poderia ter pedido sabedoria também, ter pedido a morte dos inimigos ou até mesmo a expansão  do seu reino, mas o seu clamor era: “Como trarei a mim a arca do Senhor?”. Em outras palavras, Davi está  dizendo: “O que preciso é de presença de Deus. Posso até não ser tão sábio, mas se eu tiver a presença de Deus, Ele vai me guiar na hora da necessidade”.
Salomão tinha sabedoria, mas isso não o impediu de terminar mal a sua jornada. Davi errou muito, mas até o fim da vida, ele tinha  a presença de Deus com ele. Muitos buscam a benção, mas é muito melhor desfrutar da presença manifesta. Se você buscar intimidade, todas as outras bênçãos vão alcança-lo.

b. Sinceridade apenas não substitui a verdadeira espiritualidade.

Davi sinceramente desejava trazer a Arca do Senhor para Jerusalém, mas ele tentou por meios naturais e até mundanos. O carro de boi foi o método usado pelos filisteus em 1 Samuel 6. O problema de Davi é que ele presumiu que apenas sinceridade era suficiente. Sinceridade é algo muito importante, pois se você for sincero. Deus vai ensiná-lo a fazer a vontade dele. O Senhor é o maior interessado em trazer a arca, a unção. Se você é sincero e está buscando, lembre-se de não usar um carro de boi. A carne não pode trazer as coisa do Espírito. Os que estão na carne, por mais sinceros que sejam, não podem agradar a Deus.

c. Quando buscamos a glória de Deus, precisamos de persistência

O fato de Davi colocar a Arca numa carroça era, em primeiro lugar, uma questão de métodos humanos, mas também uma questão de comodidade e menor esforço. A Bíblia diz que, no caminho, eles sacrificavam, a cada seis passos, e isso por aproximadamente 20 quilômetros. Eles andavam seis passos com a Arca, paravam e o sacerdote vinha e oferecia o holocausto. Fizeram isso até chegar a Jerusalém. Quantos bois eles não sacrificaram naquele dia? Foi um trabalho duro. Nós até queremos fluir da glória, mas apenas se for algo fácil. Não nos dispomos a insistir, pedir buscar e bater na porta. Eles sabem que, se buscarem de coração, vão perceber a nuvem de glória. Uma verdade da vida é que o suor transfere valor. Quanto mais suando, mais caro.

d. Construa um trono para sustentar a glória de Deus.

Davi fez duas coisas: construiu um tabernáculo sem véu para abrigar a presença de Deus e depois construiu um trono de louvor e adoração continua ao Senhor.  A arca deveria ter sido levada para o tabernáculo de Moisés e então, colocada no Santo dos Santos. No tabernáculo de Moisés não tinha louvor, adoração com musica e nem profecia. O sacerdote deveria repetir o mesmo ritual a cada dia. Mas Davi resolveu levar a arca para outro lugar, que depois ficou conhecido como tabernáculo de Davi.
No Novo testamento, o Senhor diz  que vai restaurar o tabernáculo de Davi. Creio que a igreja é o tabernáculo  de Davi que foi levantado. A arca está em nosso meio e apenas um único sacrifício foi necessário na sua fundação, a cruz de Cristo. Todos nós podemos nos voltar para o nosso espírito, porque a Arca de Deus está colocada aqui. Você é um sacerdote e tem acesso a presença de Deus. O Senhor o capacitou e a unção de Deus o envolveu. Você é esta sarça que sustenta o fogo.

1 comentário: