domingo, 18 de janeiro de 2015

Coragem, a escolha certa



Introdução

Não existe nada mais comum no reino de Deus que vitória, êxito ou conquista. No entanto, não é isso que vemos acontecendo na maioria do povo de Deus. Quando lemos a palavra de Deus e vemos a história do reino de Deus na terra, o que não falta são vitórias.

Vitorias conquistadas pelos homens e mulheres que carregam o nome de Deus. Se lermos atentamente essas histórias, veremos que, para que haja essas vitórias, uma característica é fundamental: coragem.

Em relação a essa virtude tem-se muitos conceitos errados. Muitos acham que coragem é algo que as pessoas já nascem com ela. Se foi agraciado com coragem, graças a Deus. Se não foi, paciência. Outros, ainda acham que não é possível adquiri-la.   

Na verdade o que as pessoas pensam ser “a coragem” que nasce com as pessoas, nada mais é que rebeldia. A rebeldia se não for muito bem definida pode até parecer com coragem, mas não é, é apenas rebeldia. Isso sim já nasce com o ser humano.

Coragem é fruto de um processo. Todo filho de Deus precisa de coragem para cumprir o proposito divino. Sem coragem seremos pessoas derrotadas, ainda que sendo filhos do Deus Altíssimo.

O contraponto da coragem: o medo

Para sermos corajosos, temos que vencer um outro sentimento chamado medo. Esse sim já nascemos com ele. Na verdade Deus colocou o medo na vida do homem para protegê-lo de fazer coisas que poderiam prejudica-lo. Quando chegamos na beira de um precipício, temos medo de cair. Esse medo é proteção. Nenhum problema até aí.

Mas o pecado desfigurou o medo e nos tornou prisioneiros dele. O medo agora controla nossas vidas. Temos medo de tudo e principalmente para cumprir o propósito divino.

Deus nos desperta para sermos corajosos

Na entrada do povo de Deus em Canaã, O Senhor diz a Josué para ser corajoso. “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão- somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem- sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”. Josué 1:6-7.

Se Deus disse isso a Josué é porque era possível isso acontecer. O que Deus percebia em Josué para que tenha falado isso a ele? Deus percebeu medo em Josué. Não o medo que protege, mas o medo que para. Que impede o propósito divino. Por isso Deus disse: seja corajoso.

Será que Josué tinha razão para ter medo? Josué, há quarenta anos atrás, tinha estado em Canaã e percebeu o quanto a terra era complicada de tomar posse. Havia gigantes, cidades fortificadas, várias nações habitando a terra. Nações mais forte que Israel. Povos acostumados a guerra. Exércitos bem treinados.

O que Josué tinha em mãos? Um povo que não era acostumado a guerra. Um exército que não fora treinado nos campos de batalhas. Maciçamente jovens sem experiência de vida. E para piorar a situação, Moises, o grande líder, era morto. Josué assumiu a liderança justamente na entrada de Canaã. Ele imaginava que seria auxiliar de Moises nessa grande conquista. Mas, na verdade, da noite para o dia, ele se tornou o líder dessa grande conquista. Com certeza, ele tinha muitos motivos para ter medo.

Quando Deus disse para ele ser corajoso, fica claro que coragem é uma escolha. Todos nós temos muitos motivos para termos medo. Medo do homem violento, das intempéries da natureza, dos planos do inferno, da ação do homem vil e explorador, da interferência dos governos, da falta de recursos, das traições e assim por diante.  Mas, ainda assim Deus diz para termos coragem.  

A escolha certa

Se por um lado temos muitos motivos para alimentar nosso medo descontrolado, será que também temos motivos para alimentar a coragem e assim fazer a escolha certa? Os motivos que alimentam nosso medo são reais, não são fantasias e muitos menos coisas de menor importância. Eles são reais e definitivamente prejudiciais a nós. Mas existe um outro lado para podermos olhar?

Vamos ver o que Deus diz sobre isso. Quando Deus disse a Josué para ser corajoso, Ele deu uma razão para isso. Qual foi a razão? “Não to mandei Eu?”. Esse foi o motivo de Deus dizer a Josué para ser corajoso. Ele era um enviado de Deus e Deus nunca o abandonaria. Ele podia confiar no Todo Poderoso. Ele poderia sentir apoio no Pai Todo Amoroso. Naquele que nunca pode perder uma batalha, pois Ele simplesmente é Deus.

Essa é a razão. A única razão de fazer a escolha de sermos corajosos. Do outro lado temos muitos motivos para alimentar nossos medos. Mas do lado de cá temos um só motivo. Mas esse motivo é tão poderoso que não precisa de mais nem um. Ele é autossuficiente.

No entanto, esse motivo só terá sentido para aqueles que conhecem o Senhor. Para aqueles que Deus é só um conceito, os motivos que alimentam o medo serão vitoriosos nessa batalha. Na verdade a verdadeira guerra é essa. Quando vencemos essa batalha interior, a guerra exterior passa a ser brincadeira de criança. Quem é Deus para você?

Exemplos na história

Todos os vitoriosos tinham vencido essa guerra interior primeiro.

Gideão    

“Então, veio o Anjo do SENHOR, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse:O SENHOR é contigo, homem valente. Respondeu- lhe Gideão:Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou- lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem”. Juízes 6:11-16.


Quando o Senhor disse a Gideão para guerrear sem medo contra os midianitas, a razão disso era que O Senhor estava com ele. Verso 16. Gideão sabia que era pequeno (verso 15) diante do problema, mas a balança passou a pesar mais do lado dele depois que Deus subiu nela. Todo o livramento que Gideão proporcionou ao povo de Israel foi simplesmente porque Deus fez a diferença. Só há uma forma de termos vitória, Deus tem que estar do nosso lado.

Davi

Davi foi vencer o Golias porque já tinha vencido interiormente seus medos através do conhecimento do Altíssimo.

“Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas- feras do campo. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir- te- ei, tirar- te- ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas- feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos”. I Samuel 17:42-47.

Paulo

“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho, para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós”. I Timóteo 1:6-14.

Paulo nesse texto exorta Timóteo a ser corajoso na guerra e não ter medo. Pois Paulo sabia exatamente em quem tinha crido (Verso 12). Ele sabia do tamanho do poder de Deus e que nada poderia detê-los. Aparentemente Timóteo tinha esmorecido na batalha e Paulo diz a ele, em outras palavras para ser corajoso. Para fazer a escolha certa.

A promessa aos santos

Quando Jesus foi assunto aos céus Ele nos disse a mesma coisa. Vai porque eu estarei convosco todos os dias até que termine a guerra.

“Jesus, aproximando- se, falou- lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando- os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando- os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Mateus 28:18-20.

Porque podemos ser corajosos para vencer as batalhas? Porque O Senhor estará conosco. Quando o Espírito de Deus tomava posse de Sansão ele se tornava invencível. Juízes 15:14. Sem o Espírito Santo ele era um homem comum. Com o Espírito, não havia alguém que pudesse derrota-lo. Nesse quesito nada mudou. Se estamos a serviço do Senhor, por mandato Dele, podemos ser corajosos, pois a vitória já é nossa. Como Davi disse: “do Senhor é a guerra”.


Conclusão.

A vitória depende de nossa coragem. A coragem é uma escolha e a escolha se dará pela palavra e pela experiência que temos com o Senhor. O que você escolhe nesse ano para ser a base de suas atitudes? Coragem ou medo? No final do ano seu êxito dependerá dessa escolha. Que Deus te dê a graça de fazer a escolha certa.

Que Deus te abençoe.

Sem comentários:

Enviar um comentário