domingo, 25 de janeiro de 2015

Um dia de conclusão



João 19:28-30 Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! 29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. 30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.
Se analisarmos o texto perceberemos que ninguém matou Jesus, mesmo porque ninguém poderia fazê-lo. Você percebe claramente um sopro do poder que havia em Jesus, no dia que foram prendê-lo
João 18:4-6 Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou- se e perguntou- lhes: A quem buscais? 5 Responderam- lhe: A Jesus, o Nazareno. Então, Jesus lhes disse: Sou eu. Ora, Judas, o traidor, estava também com eles. 6 Quando, pois, Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra.
Sim, os soldados que vieram prender a Jesus, caíram só de ouvir de sua própria boca que ele de fato ele era o Messias. O Senhor era cem por cento homem, mas era cem por cento Deus. Ninguém poderia prendê-lo ou muito menos matá-lo.
O que quero dizer com isso, é que Jesus se entregou para ser preso, se entregou aos espancamentos, se entregou a morte. Naquela cruz, ninguém o matou, ele se entregou para concluir o que veio fazer. O texto diz ...vendo Jesus que tudo já estava consumado..., ...E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.... Jesus vendo que tudo estava concluído, se entrega a morte. Ele se entrega para concluir a obra para a qual foi enviado.
Conclusão é a palavra chave aqui. Jesus deixou a sua glória, se encarnou, viveu em nosso meio cheio de graça e de verdade e chega a conclusão onde naquela cruz ele pode dizer, Está consumado!.
Tudo que se inicia precisa ser concluído. Somos um povo de inicios mas de pouca conclusão. A maioria das pessoas são inconstantes nas coisas que fazem. Começam a ler o que nunca irão terminar, a estudar o que não vão concluir, a projetos que não irão muitas vezes nem começar.
Principalmente nos inícios de ano, percebemos a motivação das pessoas em fazer tantos planos e alvos, e precisam fazê-los mesmo, mas o que precisam mesmo é serem perseverantes rumo a execução e conclusão do que iniciam.
Conclusões são importantes para o propósito de Deus. Jesus concluiu a sua obra se entregando a morte. Isso tinha haver com o propósito de Deus para o homem e para Jesus. Deus é um Deus de ordem e de propósitos. Precisamos ser instrumentos de Deus neste propósito e para isso precisamos caminhar de conclusões em conclusões.
Cada ciclo da minha vida que é encerrado, é uma oportunidade de cumprir o propósito de Deus na minha vida. Hoje é um dia de formatura, de conclusão de um ciclo, de uma etapa. Ao fazê-lo, você está habilitado para algo. Não que você não seja útil nas mãos de Deus se não fizer o curso, mas o curso te habilita a seguir rumo ao cumprimento do propósito de Deus em sua vida.
Um jovem que termina o seminário, está habilitado, como está habilitado quem se casa, ou mesmo quem se forma, isso rumo a sua profissão, ao concurso, ou seja, a conclusão te habilita para cumprir algo.
Jesus ao concluir foi habilitado a sentar a destra do pai, ser coroado, receber um nome que está acima de todo nome, cujo joelhos de todos os homens um dia irão se dobrar.
O que preciso para ser um consumador, um concluidorde tudo aquilo que me proponho a fazer? Esse deve ser o caminho que muitos formando aqui hoje trilharam.

1.  Para concluir eu preciso começar
Você não pode concluir nada se não começar nada. Cada um dos amados aqui estão concluindo o curso hoje, porque um dia começaram.
O começo é algo muito importante, pois muitos não concluem porque começam coisas sem propósito e sem direção. Nós precisamos entender que Deus é o iniciador, é nEle tudo tem origem, ele é o alfa e o ômega, o primeiro e o último.
Gosto de uma frase que ouvi de um pastor, ela me marcou profundamente. tudo que começa de pé, começa para cair. Mas tudo que começa de joelhos, começa para ficar de pé”. O que isso quer dizer? Quer dizer que tudo que eu inicio em Deus, terá a sua benção, mas tudo aquilo que eu começo em mim mesmo, sem Deus, começa para ficar no meio do caminho.
Precisamos começar coisa, mas tais coisas precisamos estar debaixo do propósito e da direção do espírito de Deus. Somos guiados por Deus através de seu propósito pelo espírito.
João 3:8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

2.  Para concluir eu preciso pagar o preço
Começar é a parte mais simples e fácil. Muitos veem muita dificuldade em começar, mas não se engane, ela é a parte mais fácil. Pode parecer difícil para você casar, mas o casamento em termos de evento, é a parte mais fácil. O que exigirá de você mesmo é o casamento em si, o relacionamento de duas pessoas totalmente diferentes no mesmo espaço.
Jesus pagou o preço para cumprir o propósito de Deus em sua vida. Ele não pagou o preço só na cruz, embora esta seja o ápice, mas ele pagou o preço sua vida toda. Ele era Deus e deixou a sua glória, estar aqui sendo Deus já era um preço pago. Nascer como homem, conviver em uma família de homens pecadores, conviver aqui com todos, mas principalmente com a resistência da religião e a própria cruz, foi preço pago para a conclusão.
Não existe conclusão sem preço pago. Com certeza muitos aqui pagaram algo para concluir, terminar, e hoje ser coroado com esta formatura. O preço é exigido a todos aqueles que querem chegar no final e cantar o hino da vitória.
Muitos olham pastores com igrejas grandes, empresários bem sucedidos e pensam que chegaram lá de maneira fácil, mas isso é um engano. Todo pastor com um ministério grande trilhou um caminho cheio de preços pagos. Não estou dizendo que tudo é difícil e complicado, não, mas estou dizendo que tudo que formos fazer que seja relevante terá um preço a se pagar.
1 Coríntios 6:20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.
Jesus nos comprou com um preço, o preço da sua própria vida. O preço será do tamanho daquilo que formos fazer. Se o propósito é ser mordomo na casa de Potifar, o preço será o poço. Mas se o propósito é ser governador do Egito, então o preço será a prisão.

3.  Para concluir eu preciso perseverar
Podemos iniciar e começar a pagar o preço rumo ao propósito de Deus, mas se não houver perseverança em ir até o fim, não concluiremos nada. O numero de pessoas que começam bem, se dispõe a pagar o preço é muito grande, mas esse numero diminui muito quando se olha para o final, para aqueles que perseveram até o fim.
Muitos tem uma ideia errada de perseverança. Muitos dizem perseverar, mas eles o fazem quando as coisas estão boas. Perseverança é só quando a coisa está complicada, difícil e se tem vontade de parar. É nesta hora que precisamos perseverar.
Nas olimpíadas de inverno neste inicio de ano (2014) teve uma atleta Polonesa chamada Justyna Kowalczyck que ganhou a medalha de ouro na cidade de Sóchi na Rússia. Bom o que isso tem haver com perseverança? O que tem haver é as condições que ela ganhou esta medalha. Ela conseguiu o melhor tempo com o pé quebrado e quando a prova mais exigia do seu corpo. Isso é perseverança, é continuar mesmo com o pé quebrado até vencer, é fazer o gol no último segundo do segundo tempo do jogo com a camisa soada e quando parece que não há mais forças.
O lutador de MMA Anderson Silva em uma de suas lutas contra o americano Chael Sonnen mostrou o que é perseverança. Eles lutaram cinco rounds e todos os cinco o Anderson Silva foi derrubado e ficou por baixo sendo massacrado o tempo todo. Ele não desistiu, perseverou os cinco rounds de cinco minutos, mas no final no quinto round ele conseguiu encaixar uma chave de braço e ganhou a luta continuando com o cinturão. Ele poderia ter desistido em qualquer um dos rounds, mas perseverou, mesmo apanhando, sofrendo golpes duríssimos, e provou da vitória no final.
Perseverança é continuar e nunca desistir até o último instante, independente de sua condição.

4.  Para concluir eu preciso amar
Ao concluir Jesus estava quitando uma divida minha e sua, que foi feita no Éden. Sem a quitação todos nós seríamos réu do inferno, mas Jesus concluiu nosso passado nos livrando da condenação. Porque Ele fez isso? Não preciso responder a você o motivo, pois ele está em João 3:16.
Se tudo o que temos é apenas vontade de vencer, querer o sucesso ou algo desse tipo, então quero lhe dizer que não temos nada. O propósito de Deus requer de nós o amor a Ele e aos que serão abençoados pelas nossas conclusões.
As coisa que fazemos não podem ser egoístas, pensando em nós como centro. O foco de tudo o que fazemos é o Senhor e sua igreja, e quando digo igreja, digo o povo que foi comprado pelo sangue de Jesus.

Conclusão
Chegar no final e poder comemorar na linha de chegada é para aqueles que começaram, aqueles que pagam o preço, perseveram e amam a Deus e sua igreja.
Hoje é um dia de conclusão. Você começou, pagou o preço, perseverou, amou a Deus e hoje está festejando dizendo, conclui.

Sem comentários:

Enviar um comentário