domingo, 4 de janeiro de 2015

NO LUGAR CERTO E NA HORA CERTA



Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso. Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles. Ec. 9:11-12

Esta é uma afirmação realmente extraordinária: não é do mais rápido o prêmio e nem do mais forte a vitória, mas tudo depende do tempo e da oportunidade. Talvez o homem mais rápido do mundo não seja Usain Bolt, talvez seja alguém que não teve a oportunidade de treinar ou que no dia do teste para ser admitido na escola sofreu um acidente ou tenha ficado doente. Ele era o mais rápido, mas nunca vai pegar o prêmio.
Salomão disse que o prêmio não é do mais rápido (até consigo ouvir o aleluia dos irmãos lentos). Nem a riqueza é do mais prudente (agora você pode agradecer a Deus). Nem ainda o favor é do mais inteligente. Salomão afirma que tudo depende de estar no lugar certo na hora certa.

Somente Deus pode colocar você no lugar certo na hora certa. Você pode treinar e se tornar mais rápido, pode melhorar estudando mais, trabalhar duro e estabelecer uma rede de relacionamentos, mas no final somente Deus pode colocá-lo no lugar do sucesso.
Mas Salomão também diz que existem aqueles que se acham no lugar errado na hora errada. Eles são pegos no laço do passarinheiro. Aquele que não é abençoado é como o peixe apanhado na rede do pescador.

Portanto o segredo não é ser o mais inteligente, o mais rápido ou o mais prudente, o segredo é estar no lugar certo e na hora certa. Isso nada mais é que ser abençoado por Deus. Somente Deus pode coordenar as circunstâncias a nosso favor.
Muitos planejam cuidadosamente seu dia, seu tempo, finanças e carreira, mas infelizmente o imponderável pode acontecer. Pode cair um temporal bem na hora de ir para um concurso, a companhia pode cancelar o vôo justamente quando você iria fechar aquele grande negócio em outra cidade e assim por diante. Deus não está por detrás desses incidentes, apenas aconteceu de você estar no lugar errado na hora errada.

Por outro lado tenho visto irmãos que ficam desempregados e quando saem para passear no shopping encontram um antigo colega de escola que está precisando justamente de alguém para preencher uma vaga em sua empresa. Ele não é o melhor, mas estava no lugar certo na hora certa e por isso foi abençoado. Isso não é coincidência, é o arranjo do Espírito Santo.

Deus coordena o tempo

O Espírito Santo é o agente organizador dos eventos ao seu redor.
Em II Rs. 4:8-37 nós vemos um dos milagres de Eliseu. Deus o usou para ressuscitar um garoto dos mortos. A mãe do garoto era uma mulher sunamita. Depois disso Eliseu disse para que ela fugisse porque viria uma fome de sete anos sobre a terra. No final de dos sete anos alguém tinha tomado posse de sua terra e ela foi ao rei para pedir ajuda.

Falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele restaurara à vida, dizendo: Levanta-te, vai com os de tua casa e mora onde puderes; porque o SENHOR chamou a fome, a qual virá sobre a terra por sete anos. Levantou-se a mulher e fez segundo a palavra do homem de Deus: saiu com os de sua casa e habitou por sete anos na terra dos filisteus. Ao cabo dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito. Contava ele ao rei como Eliseu restaurara à vida a um morto, quando a mulher cujo filho ele havia restaurado à vida clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras; então, disse Geazi: Ó rei, meu senhor, esta é a mulher, e este, o seu filho, a quem Eliseu restaurou à vida. Interrogou o rei a mulher, e ela lhe contou tudo. Então, o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze restituir-se-lhe tudo quanto era seu e todas as rendas do campo desde o dia em que deixou a terra até agora. II Rs. 8:1-6

Não parece uma incrível coincidência que Geazi estivesse falando da mulher ao rei justamente quando ela apareceu? Geazi poderia ter falado com o rei em qualquer outro dia ou ano, mas ele estava ali exatamente naquele momento. Não sabemos como isso acontece, mas podemos ter certeza que Deus coordena as circunstância a nosso favor.

Mas também existem pessoas que são pegas no laço do passarinheiro. Vendo isso as pessoas se enchem de medo e pensam que o mal está aumentando ao nosso derredor. Mas a verdade é que a tragédias acontece em situações isoladas. Não está em todo lugar.
O tempo certo é tudo. Então peça ao Espírito Santo para colocá-lo no lugar certo na hora certa.

Como você pode ser posicionado no lugar certo na hora certa?

Deus nos guia para o lugar certo

O primeiro princípio é que você precisa ser guiado pelo Senhor. Se você ouvir a sua voz você será conduzido ao lugar certo da bênção.
Eu, porém, preciso dizer algo sobre ouvir a Deus. Muitos imaginam que ouvir a Deus é uma experiência extraordinária reservada a poucos. Há muito ensino e prática religiosa que faz com que os irmãos se sintam inferiores e incapazes de ouvirem de Deus.

Ouvir a Deus não pode ser essa coisa difícil e complicada que alguns nos fazem crer. Jesus disse que as suas ovelhas ouvem a sua voz (Jo. 10:27). Jesus não disse que as ovelhas teriam de fazer um curso e serem discipuladas para então ouvirem a sua voz. Ele teve como certo que elas simplesmente ouviriam a sua voz e o seguiriam. 
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Jo. 10:27
Não se preocupe sobre como ouvir de Deu. Se você é ovelha do Senhor você ouvirá sua voz. Muitos ficam atemorizados quando me ouvem dizendo isso porque insistem que o coração do homem é enganoso e inteiramente corrupto, por isso não devemos dar crédito ao coração. Mas essa afirmação foi feita no Velho Testamento em Jeremias 17:9. Hoje, nos dias do Novo Testamento, nós recebemos um novo coração. Por que Deus iria nos dar um novo coração corrompido e enganoso?

Depois que nos convertemos Deus tirou o coração de pedra e nos deu um coração de carne (Ez. 36:26). Na Nova Aliança Ele escreve os seus mandamentos em osso coração e em nossa mente.
Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei. Hb. 10:16

Esta é a maneira como o Espírito Santo nos guia hoje. Normalmente não precisamos entrar no quarto, orar por várias horas e então esperar que uma luz especial brilhe dentro de nós. Claro que se agimos assim não fazemos nada de errado, mas devemos dar crédito ao nosso coração.

Não encontramos no Novo Testamento nenhuma afirmação que ouvir de Deus seja algo difícil. Não se diz que precisamos sempre seguir certo procedimento, antes o que Paulo nos diz  é que Deus coloca dentro do nosso coração os desejos certos.
Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fp. 2:13
Poucos de nós valorizamos aqueles desejos profundos, um querer santo, mas Paulo afirma que Deus fala conosco colocando em nós o seu querer. Sempre que sinto vontade de fazer alguma coisa na obra de Deus eu medito a respeito porque sei que é Deus operando em mim.

A verdade do evangelho é que Cristo está em nós. Por causa disso ele coloca desejos no nosso coração. Isso é tão sobrenaturalmente natural que simplesmente não damos crédito. Não cremos que Deus possa inspirar desejos em nós. Como isso pode ser de Deus? Mas essa é uma das maneiras como Deus nos guia.

Em I Coríntios Paulo diz: 
Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Ele está aqui fazendo uma citação de Isaías.

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. Is. 64:4

Paulo mudou um pouco a citação. No lugar de para aquele que nele espera ele colocou para aqueles que o amam. Isso significa que no Velho Testamento eles tinham de esperar para conhecer a vontade de Deus, mas hoje ele habita em nós.
Todos os dias de manhã ore ao Senhor para que ele possa colocar os desejos dele em seu coração. Dessa forma, se durante o dia lhe vier o desejo de visitar alguém, ir a algum lugar ou fazer qualquer coisa, vá sabendo que Deus quer fazer algo ali.

Quando você segue esses desejos do coração que estão em linha com a sua palavra você estará no lugar certo e na hora certa. Deus usa o desejo de comprar, comer algo, ver alguém ou de qualquer outro tipo para criar circunstâncias para a bênção.

Em alguns momentos você certamente terá de jejuar e orar por mais tempo, mas não será assim nos tempos normais. Em dias comuns apenas preste atenção nos desejos que surgirem no seu coração.
Não estou dizendo que todo desejo que temos procede de Deus, mas você vai perceber facilmente quando algo vier da carne. Além disso irmãos mais velhos podem nos ajudar a perceber mais claramente a voz de Deus.

Sente-se aos pés do Senhor

Muitos vivem procurando a melhor promoção, temendo que outros tenham vantagem sobre eles, tentando prosperar a todo custo. Mas o resultado disso é estressse e cansaço.

Por outro lado você pode ouvir a voz de Deus em sua vida diária e seguir as direções do Pai em seu espírito. Somente o Senhor conhece todas as coisas e pode colocá-lo no lugar certo na hora certa para ser abençoado. Apenas se encha dele e da sua paz, desfrute da sua presença e do seu amor. Quanto mais você faz isso, mais clara se torna a sua voz dentro de você.
Marta e Maria são um bom exemplo disso. Em Lucas 10:38-42 lemos sobre o dia em que o Senhor foi visitá-las. Marta estava ocupada servindo, enquanto Maria estava aos pés do Senhor ouvindo suas palavras. Ela estava admirando a sua beleza e o adorando.

Então Marta ficou chateada de servir sozinha pediu a Jesus: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Mas em vez de concordar com Marta, o Senhor lhe respondeu: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Maria permaneceu sentada aos pés do Senhor o contemplando e adorando. Essa posição permitiu a ela estar no lugar certo na hora certa.
Uma semana antes de morrer na cruz o Senhor foi à casa das duas irmãs novamente (Jo. 12:1-8). Dessa vez ela trouxe um vaso de bálsamo e ungiu os pés do Senhor. Judas reclamou dizendo que aquele perfume caro estava sendo desperdiçado, mas o Senhor disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem (Jo. 12:7). E depois ainda afirmou: Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua (Mc. 14:9).

Então na manhã que Jesus se levantou dos mortos algumas mulheres vieram para ungir o seu corpo, mas elas chegaram muito tarde, ele já tinha ressuscitado. Diferentemente de Maria elas não puderam fazer a coisa certa na hora certa (Lc. 24:1).
Mas o que permitiu a Maria fazer a coisa certa na hora certa? Não era porque ela era mais inteligente que os outros. Ela nem sabia quando Jesus iria morrer. Foi simplesmente porque ela estava aos pés do Senhor. 

Faça como Maria. Escolha a melhor parte e você será colocado no lugar certo na hora certa.

Não se preocupe em ser lembrado pelos homens

Adorar a Deus faz com que todas as coisas cooperem para que você seja abençoado. Em I Samuel 16 o profeta Samuel foi enviado à casa de Jessé para ungir um novo rei. Todos os sete irmãos de Davi estavam lá, mas nenhum deles foi escolhido.
Davi, porém, não estava lá. Onde ele estava? Estava no campo cuidando das ovelhas da família. Por que ele não foi incluído? Provavelmente porque era um filho negligenciado. Como Davi você talvez tenha sido negligenciado na sua casa, na igreja ou no ministério. Não se preocupe porque Deus não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, mas Deus vê o coração (I Sm. 16:7).

Davi foi chamado de homem segundo o coração de Deus porque ele tinha um coração para Deus (At. 13:22). Isso significa que ele amava o Senhor e gastava horas na sua presença.
Depois que Samuel o ungiu, o que fez Davi? Ele voltou para o campo para cuidar das ovelhas. A sua promoção não o fez orgulhoso. A rejeição da sua família não o tinha enchido de autocomiseração e amargura.
Mas chegou o dia em que o chamado veio. O rei Saul estava oprimido e apenas Davi tinha a unção para trazer libertação através da adoração com a sua harpa. Então Davi serviu o rei.
Depois disso ele voltou novamente para o campo para cuidar das ovelhas.

Novamente o chamado veio. Desta vez seu pai mandou que ele fosse ao campo de batalha levar comida para os seus irmãos. Enquanto ele estava lá ele venceu Golias e se tornou um herói. Davi se colocou diante do rei, mas Saul não o reconheceu. Não percebeu que era o mesmo garoto que tocava a harpa. Davi não se sentiu ofendido nem mesmo quando o rei lhe perguntou: Quem é você? (I Sm. 17:58).

Não se preocupe com posição, promoção, prestígio ou glória, apenas esteja envolvido com a presença do Senhor. Se você fizer assim você será conduzido para a posição certa no tempo certo. Mesmo que ninguém se lembre de você, o Senhor vai achá-lo no meio das ovelhas.

Peça para ser bem sucedido e confie nele

Deus coloca desejos no seu coração de ir a certo lugar ou fazer determinada coisa e no fim você se vê no lugar certo na hora certa.
Usualmente essas ocorrências têm a ver com Deus conectando você com pessoas. Nós estamos interessados em ser conectados com dinheiro, produtos e coisas, mas Deus nos conecta com pessoas. A bênção envolve pessoas.

Não caia na tolice de pensar que a bênção de Deus será ganhar na loteria ou receber algum prêmio milionário. A bênção de Deus envolve pessoas, santas conexões espirituais.

Nesse ano creia que a bênção vai encontrá-lo e você se verá repentinamente na posição da bênção. Lembre-se que o prêmio não é do mais rápido e nem do mais forte a vitória, mas tudo depende do tempo e da oportunidade. Nesse ano a bênção vai alcançá-lo no lugar certo e na hora certa. Não por sua força ou habilidade, nem pelo seu merecimento ou justiça própria, mas por causa da graça do Senhor.

O Senhor vai colocar pessoas em sua vida para abençoá-lo. Esteja atento ao seu derredor, pois o anjo do Senhor está trabalhando para que a bênção chegue a você.

Sem comentários:

Enviar um comentário