domingo, 27 de outubro de 2013

PODER DE DEUS, LOUCURA PARA O MUNDO


1 Co 1:25  Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 26  Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;27  pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28  e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29  a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.


“Para Nós, Deus está no princípio das coisas. Para os sábios, cientistas, os cultos no final de toda reflexão.
Introdução:
Como é o trabalhar de Deus, como ele executa sua obra? Como são os seus pensamentos? Deus , porém , não vê as coisas como nós vemos. Nem , felizmente, está preocupado com a lógica humana e suas criações, conforme esta lógica. Por isso mesmo Ele escolheu as " coisas loucas deste mundo para confundir as sábias."
Quero falar sobre três paradigmas que Deus quebra na mente do sábios, dos inteligentes, dos racionais. Os racionais tem muita dificuldade para entender as coisas de Deus. Pois racionalizar vem da raiz – razão: ou seja conhecimento da árvore do conhecimento do bem e do mal.  E as coisas de Deus é pelo espírito, que os racionais quase nunca usa.
1. As coisas loucas que Deus usa
V. 1:27 “Deus escolheu as coisas loucas do mundo”,  ou que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios.  O que são essas coisas loucas que para o mundo é loucura.
A primeira delas sem dúvida é a salvação pela cruz de Cristo.  Pela fé e confissão recebemos a vida eterna, a coisa mais preciosa que um ser humano pode ter. Para o homem natural isso é loucura, utopia.  Não ter que fazer nada, não ter que pagar nada.  Isso é a graça, Deus me ama e quer me salvar.
Ele diz então, para o acusador. Assim como ele fez com Jó, assim também não vale você faz tudo para ele. Deus então nos deu o livre arbítrio, mas mesmo assim o Espírito Santo, move os nossos corações, traz contrições.  Nos envolve, nos atrai.
No mundo tudo é na base do toma lá dá cá e com o diabo também é assim, me dá sua alma e eu ti darei todo os reinos dos povos.
Outra loucura é o nascimento de Jesus. Até hoje os religiosos continuam tentando mostrar que o nascimento de Jesus não foi tão loucura assim. Continuam insistindo que a mãe de Jesus também era celestial. Que ela continuou virgem e também foi assunto aos céus, mas não é isso que conta a história.
Mas para a loucura dos sábios religiosos na linhagem de Jesus, o Messias prometido, o rei esperado pelos judeus, existe uma ex-prostituta e cananéia (Raabe), uma moabita (Rute) os moabitas não podiam entrar no templo por serem considerados indignos por terem se levantado contra o povo de Deus no deserto.
Para os sábios isso é loucura, como assim na linhagem de Deus? Outra loucura a minha salvação, a sua salvação. Bíblia diz que a salvação vem dos judeus e agora como fazer?
Jesus para nos resgatar teria que ser meu parente próximo, mas não somos judeu aí está a loucura, havia gentios na linhagem de Jesus, Rute e Raabe. Assim podemos ser salvos, além de que para os judeus Jesus o filho do carpinteiro ser Deus era loucura e o rejeitaram.
Olhe para você, olhe para o seu coração e o seu passado. Como Deus vai levar-nos para habitar com ele eternamente, ele que é santo, santo, santo. Nunca conheceu o pecado. Loucuraaa!!! O dia D vai ser o dia V, o dia da vergonha e do vexame dos sábios e poderosos, racionais. Mas não pode ser!!! Isso é loucura, aquele livro era verdade mesmo...

2. AS COISAS FRACAS QUE DEUS USA
 v. 1:27b “escolheu as coisas fracas do mundo”, ou  escolheu o que para o mundo é fraqueza, para envergonhar o que é forte”. 
Um Cristo crucificado era um absurdo. Nada parecia ser mais fraco, nem mais vergonhoso, do que Cristo crucificado... não tem lógica, o Rei dos reis ser deitado numa manjedoura forrado de palha e morrer numa cruz entre dois malfeitores... Mas Deus Se serviu do Cristo crucificado – do Seu Filho morto na cruz, para reconciliar consigo o mundo... foi por meio da morte de Jesus na cruz que fomos salvos!
Irmãos, Deus está dizendo pra nós: Suas ferramentas não são as pessoas fortes do mundo... Não são as pessoas que se bastam a si mesmas... não são as pessoas que dizem: “Eu, eu sozinho, eu mesmo, eu posso... eu sozinho, eu consigo...”.
Não! O que escolhido por Deus são as coisas fracas do mundo... são as pessoas que dizem: “eu não posso... eu não posso... eu não posso viver sem Ti, ó Deus!... eu não posso!” Ou que então, dizem: “Eu só posso naquele que me fortalece!... porque se Ele não me fortalece, eu não posso!”
Quem era os valentes de Davi, antes de serem valentes? Os matadores de gigantes?
1Sm 22:2  Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
Esse mesmo Davi, um pequeno pastor de ovelhas. Este desconhecido pastor, aceita o desafio e com apenas uma funda ( o nosso estilingue é o que mais se aproxima da funda ). E  uma pedra acerta a fronte do gigante, mata-o e livra o povo de Deus de tamanha afronta.
"Deus escolheu coisas fracas deste mundo para confundir as fortes."
Homem valente Gideão, que com trezentos livrou seu povo das mãos dos midianitas que tinham 144 mil, estava malhando trigo no lagar(lagar lugar de extrair suco da uva).
Mas não é assim que é para Deus e o anjo do Senhor chega e diz:
Jz 6:12  Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente.
O garotinho José o menor dos irmãos, nele veio a salvação do hebreus.
na lógica de Deus os fracos é que são fortes... (diz aí pra seu irmão). Será que você está na caixa de ferramentas de Deus?
...em terceiro lugar, na caixa de ferramentas de Deus, há:

3. AS COISAS HUMILDES, DESPREZADAS QUE DEUS USA
28  e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são
Agora, no v.28 está escrito: “Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é...”.
Na caixa de ferramentas de Deus há, aos olhos humanos, “coisas vis”, isto é, pessoas que aos olhos do mundo não são nada... não tem nenhuma importância. Os crentes eram tão desprezados na época de Paulo, que eles eram considerados como se nem existissem.
A maioria eram escravos, que recebiam a penalidade de serem jogadas para os leões sem nenhum constrangimento. Poderiam ser mortas como se mata um porco.
Perseguição de Nero... uma grande multidão foi condenada pelo crime de incêndio e em suas mortes, eles foram feitos objetos de esporte, pois foram amarrados nos esconderijos de bestas selvagens e feitos em pedaços por cães, ou cravados em cruzes, ou incendiados, e, ao fim do dia, eram queimados para servirem de luz noturna. Para o mundo não valiam nada, mas era o poder de Deus operando na fraqueza.
Dando suporte e sustentação as mais terríveis pressões.  Confortando o oprimido, fazendo daqueles que nenhum poder de defesa tinham retirando todo medo para enfrentar a morte.
Mas essas pessoas, diz a Bíblia, Deus escolheu para reduzir a nada, aqueles que se acham muita coisa.  Mas tais pessoas colocaram o império romano de joelhos, o maior império de todos os tempos.

Conclusão:
JESUS CRISTO escolhe e chama, e ama as pessoas, mas porque? A resposta é única DEUS É AMOR, Temos a certeza que não somos nada sem ELE, mas um DEUS tão grandioso imenso, maravilhoso, soberano, excelso e Santo, simplesmente nos ama e na forma tão maravilhosa revela o seu plano de salvação, isso é demais!!!!!! É coisa de DEUS!

Sem comentários:

Enviar um comentário