domingo, 26 de outubro de 2014

Fé que traz a existência



Introdução
Nós temos falado muito de nossa vida eterna e de tudo aquilo que pode fazer diferença para ela. Seja nossa santidade, seja nosso caráter ou seja o propósito eterno de Deus. Assim levamos nossas vidas e, as dos que nos ouvem, a pensar na eternidade e a incluí-la no nosso dia a dia. Mas nesse momento quero focar o hoje de nossas vidas.

Ainda que seja corretíssimo incluir a eternidade em nosso dia a dia, não podemos deixar de pensar em nossas vidas no agora, no momento presente. Principalmente se o hoje puder de alguma forma comprometer a nossa eternidade.

Asafe e o hoje
 No Salmo 73 nós temos um bom exemplo disso. Asafe, um servo de Deus, começou a questionar sua vida com Deus a partir de constatações de coisas e fatos que aconteciam ao seu redor.

Que coisas eram essas? Os ímpios viviam melhor que ele em todos os aspectos. No entanto, os ímpios não servem a Deus. A grande dúvida dele era, então porque eu sirvo a Deus?

Eu tenho certeza que essa dúvida não foi e não é só de Asafe. Ainda que Deus tenha respondido para Asafe a muitos séculos atrás. Ainda hoje isso passa pela cabeça da grande maioria dos servos de Deus.

Naquela época a eternidade não era algo tão concreto como é hoje no evangelho de Jesus Cristo. E Deus em sua infinita misericórdia, quando Asafe entrou em Seu santuário, ou seja, na presença de Deus, Ele mostrou para Asafe a eternidade e ele entendeu o fim de cada um. Isso trouxe paz ao coração de Asafe. Mas vamos avançar um pouco mais nesses questionamentos.

Deus faz acepção de pessoas?

Fica claro lendo o salmo 73 a questão dos ímpios e nós, mas e dentro do próprio reino de Deus? Porque uns tem mais que outros? Será que Deus faz acepção de pessoas? As vezes nós temos pessoas mais imaturas que tem uma vida, no hoje, mais confortável que nós. O pior é quando alguém, notoriamente mais carnal, vive uma vida mais suprida que a nossa.

Para aqueles que isso não faz importância, glória a Deus. Continue não dando importância a isso. Mas, eu penso que a grande maioria vê nisso um pouco de injustiça da parte de Deus. Nesse caso precisamos entender porque isso acontece.

A grande verdade é que falta fé. Fé é a única forma de trazer a existência o que precisamos e desejamos. Não há outro caminho. Se não há desfrute hoje, é porque falta fé.

Fé, a palavra mágica

O reino de Deus tem uma forma de se viver. Essa forma chama-se fé. Deus disse que os seus filhos viveriam por fé. Hebreus 10:37-38. Se nós perguntarmos a qualquer cristão se ele tem fé, ele dirá rapidamente que sim. Isso é relativamente certo.

Porque relativamente? Para ser cristão, obrigatoriamente tem que ter fé. No entanto, a maioria das pessoas usam a fé para entrar no reino e depois a deixa de lado para viver a vida cristã. O problema é que a forma como se começa, é a única forma de se viver a vida cristã. Não há outra.

Quando o cristão deixa a sua fé de lado e começa a criar doutrinas para justificar sua falta de fé, ele deixa de receber as coisas de Deus. Assim, ao invés dele aumentar sua fé, ele justifica a sua falta. Acontece que é fácil saber onde há fé e que tamanho de fé a pessoa tem, basta ver as obras que acontecem ao redor do cristão.

O apóstolo Tiago disse que a fé sem obras é morta. Inclusive ele fez um desafio para aqueles que dizem que tem fé, no entanto, não tem obras, ou seja, não há resultado de sua fé. Ele acrescentou que mostraria a fé dele pelas obras que ele realizava. Tiago 2:14-26.

Essa mesma fé que é usada para fazer parte do reino de Deus é a mesma fé para trazer o suprimento de suas necessidades e os desejos legítimos de todo servo de Deus.

A base da fé

A fé, como qualquer coisa no reino de Deus, precisa ser edificada em nossas vidas. Por isso ela tem um alicerce. Sem esse alicerce, ainda que haja disposição de edificação, jamais se edificará uma vida cristã próspera. O alicerce da fé é a confiança em Deus e o sonho humano.

Confiança em Deus

A confiança em Deus é a primeira coluna. Se eu não confiar que Deus é o Todo poderoso e o Todo bondoso para comigo, a minha fé jamais funcionará. Aqui o diabo trabalha poderosamente para abalar a minha fé. Eu preciso crer que Deus sempre quer me abençoar.

Eu começo crendo assim e logo que as coisas não funcionam eu passo a pensar que elas não são bem assim. Para não dizer que não confio completamente em Deus, eu passo a justificar o porquê Deus não me ouviu. “Talvez isso não é o melhor para mim”. “Talvez eu não sou tão digno, ou tão santo ou ainda tão envolvido na obra de Deus”. E por aí vamos criando um emaranhado de justificativas sem fim que na verdade nada mais é que não confiamos em Deus completamente.  

Olha o que o salmista Davi, que é um homem segundo o coração de Deus, diz sobre o Senhor. Salmo 23. “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. Não faltará saúde, prosperidade, relacionamentos, alegrias, prazer, libertação, futuro, força em tempos de tribulação, vitórias contra os inimigos e assim por diante.

Ele diz mais: “certamente bondade e misericórdia me seguirão todos os dias ...”. O que tem te seguido a cada dia? Dificuldades e tribulações? Tem algo errado. As vezes alguém diz: as coisas não são bem assim. Aí começam os problemas. “As coisas não são bem assim”.  Isso solapa o alicerce da fé. Se a bíblia diz que as coisas são assim, então elas são assim. Tenha confiança em Deus. Afinal, Ele falou e assim será, simplesmente, porque Ele falou. É simples assim, não complique a sua própria vida.

Sonhos

Aqui está a outra coluna da fé, sonhos. Porque sonhos? Porque fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. Hebreus 11:1. Em outras palavras: sonhos.

Se não sonhamos, não esperamos. Se não esperamos a fé não pode agir. Não estamos falando simplesmente de desejos de nossos corações. Mas de desejos que se tornaram sonhos vivos dentro de nossos corações.

Deus fez isso com Abraão. Abraão confiava em Deus, mas faltava o sonho. Deus o mandou sair de sua tenda olhar para as estrelas e sonhar com sua descendência. Ele fez isso e seu filho veio a existência, mesmo sendo sua esposa estéril. Genesis 15:1-6.

Quais são seus sonhos? Eles existem? Como eu sei se tenho ou não sonhos? Quando há verdadeiros sonhos, nós oramos, jejuamos, falamos e investimos o que temos de mais importante neles. Se não há investimento é porque só há meros desejos ou intenções. A falta dos sonhos impede a fé de trazer a existência.

Conclusão.

Verdadeiramente há coisas muitíssimo mais importantes que o hoje, no entanto, nunca fale que há injustiça da parte de Deus no atendimento de suas necessidades ou desejos do coração.

Deus ama a todos, é bondoso para com todos e atende a todos. Basta ter fé. Se você quer que a locomotiva da sua vida cristã deslize de forma serena e tranquila prepare os trilhos para isso. Confie em Deus e sonhe. Assim o seu hoje será tão tremendo quanto sua eternidade.

Vamos orar por isso?

Que Deus te abençoe.

Sem comentários:

Enviar um comentário