domingo, 15 de fevereiro de 2015

Caminho dos sentimentos ou caminho dos princípios?



A o compartilhar, quero ajudar você a enxergar e estabelecer o processo do êxito, pois desta maneira você sera um vencedor e estará lado a lado com todos os referencias que tanto nos inspiram na Palavra de Deus.
Mas para eu ter êxito eu preciso me lembrar de duas palavras: processos e insistência.
O processo é mais fácil de falar agora, porem ensiná-lo a insistência é algo difícil de ensinar a alguém, pois é mais uma decisão individual do que conhecimento adquirido, propriamente.
No entanto, quero compartilhar com você algo profundo sobre a insistência, e para isso vamos considera que a insistência também pode ser traduzida por perseverança.

O caminho dos sentimentos


A nossa alma se compõe de três partes: 
1. Vontade ou decisão; 
2. Mente ou pensamentos; 
3. Emoções ou sentimentos.
O caminho da vontade define o que fazemos. A decisão, por sua vez, é tomada em função do que sentimos ou pensamos.
Você sabe que quando o homem pecou, seu espirito morreu e a alma assumiu o controle do ser. Quem deveria ser o cabeça dentro de nós era o espirito; no entanto, agora morto, ele não poderia nos liderar.
E assim, a alma, que não foi criada para nos liderar, passou a assumir esta função. Como qualquer coisa que executa algo para o que não foi criada, a alma foi completamente desfigurada nessa função.
Quando nos convertemos, nosso espirito é vivificado em Cristo Jesus e assume apropriadamente a função de conduzir nossa vidas. O problema é que a alma passou tempo demais liderando, e, por isso, agora resiste em sair de cena e dar vez ao nosso espirito. Esse processo de transferência de liderança e mais algumas coisas, é o que chamamos de restauração da alma.
Assim, mesmo depois de convertidos, podemos prosseguir na vida sendo conduzidos por nossa alma – pior, sendo conduzidos por nossos sentimentos ou emoções, e não pelo Espirito Santo atuando em nosso espirito. E nada poderia ser tão desastroso como esse erro: permitir que a alma siga no controle, nos direcionando!
As emoções foram criadas para dar cor a nossa vida, mas nunca para dar direção a ela. Sem emoções nossa vida seria em preto e branco. Com elas, porem, a vida tem prazer e alegria – passa a ter cor. E porque as emoções tem essa função tão importante, muitos passam a viver em função delas.
Se, no caso de uma alma restaurada, a pessoa não deve ser conduzida por emoções, imagine  no caso de uma  vida em que a alma não foi restaurada!
As emoções não são inteligentes – elas caminham por outro paradigma. Elas simplesmente são.
Se você olhar para os grandes fracassos de sua vida, constatará que eles começaram em algum tipo de emoção em que você no controlou. Ou seja, você foi conduzido pelas emoções, e o resultado foi desastroso.
Às vezes você vê pessoas apaixonadas por alguém que só lhe faz mal. Porque isso? Porque as emoções não são inteligentes.
Quanto estão envolvidos com vícios que só lhes fazem mal? E isso acontece porque o vicio lhes dá prazer através das emoções, e eles simplesmente não conseguem ficar livres dele – são as emoções conduzindo sua vida, e assim o fracasso se instala.
Quantos apreciam alguém hoje, mas amanha querem matar essa pessoa? Quantos acordam alegres e dormem tristes? Quantos gostam de algo hoje e amanhã detestam aquilo? Isso é viver por sentimentos e emoções.
A vida dessas pessoas para uma montanha russa – é um sobe e desce constante, uma variação descontrolada que não lhes permite conquistar nada, porque jamais conseguem ficar firmes na direção de algo por muito tempo. Então ao sabor dos sentimentos, e os sentimentos oscilam a cada momento.
Precisamos controlar nossas emoções e jamais deixa-las conduzir as nossas vidas. O vencedor é aquele que controla suas emoções.
O que isso tem a ver com insistência e perseverança? Tudo.
Como as emoções não são lineares, hoje nós a experimentamos, e amanhã não mais. Conclusão: jamais seremos insistentes e concluiremos algo enquanto estivermos baseados em uma emoção.
O caminho da perseverança não vai muito longe se estiver baseado nos sentimentos e emoções, pois quando a emoção acaba, finda também a perseverança no caminhar.
Por isso, muitos não conseguem êxito em suas vidas: são movidos por seus sentimentos e emoções.
E aqui entra a pergunta fundamental que pode significar o momento de mudar esse quadro de falta de êxito: como eu posso viver sentido as emoções, porém não sendo guiado por elas? A resposta é: vivendo segundo os princípios de Deus.
O caminho dos princípios

Dentro de nosso alma há um lugar que pertence aos nossos pensamentos – é a nossa mente. É neste lugar que armazenamos os princípios pelas quais vivemos.
         É como base neles que devemos tomar nossas decisões.
         O apóstolo Paulo diz que a transformação da nossa vida depende da renovação da nossa mente.
         Romanos 12:2
         E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

         Na mente, definimos e estabelecemos os princípios e conceitos pelos quais vamos viver. E ao longo da vida, nossa mente vai ficando cheia dos princípios e conceitos que aprendemos no decorrer de nossa trajetória de vida.
         Quando nos convertemos, o apostolo Paulo insiste para filtrarmos e rejeitarmos esses princípios e conceitos adquiridos ao longo da vida, e renová-los de acordo como os princípios e conceitos do Senhor.
         Depois dessa renovação, será fácil saber qual é a vontade de Deus – e uma vez sabedores dela, teremos condições de vive-la – é aqui que esta o segredo: se vivermos a vontade de Deus, sempre seremos exitosos.
         Paulo observa para nós que a vontade de Deus, além de ser perfeita e assim atender aos mais elevados princípios e conceitos, também é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2) – e, portanto, atende aos anseios do nossos sentimentos  e emoções.
         Então por que muitos não conseguem ser exitosos, mesmo depois de conhecerem ao Senhor? Porque de fato renovam suas mentes, sim, mais ainda se deixam levar pelas emoções e sentimentos. Ou seja, andam no caminho das emoções e não no caminho dos princípios.
         Depois de decidir fazer o que o apostolo Paulo disse, precisamos tomar uma decisão em nossas vidas: andar segundo esses princípios e conceitos aprendidos na Palavra de Deus.
         De que adianta renovar a mente e continuar andando segundo as emoções?
         Quando essa decisão é tomada e seguida, você se torna mais perseverante e insistente no que está fazendo, pois não esta mais ao sabor das emoções, que são inconstantes.
         Os princípios e conceitos do Senhor são eternos e perfeitos (Salmos 19:07), e não mudam nunca. Esta é a garantia de servirmos ao Senhor sem medo de que alguma coisa ao longo de nossa vida cristã possa não mais ser o que foi ensinado no início.
         Então, toda vez que pensarmos em abandonar algo porque nossas emoções estão vacilantes, vamos nos apoiar nos princípios e conceitos do Senhor para continuarmos em frente, sem mudança de rumo. Quando isso acontece, depois um tempo, seremos exitosos.
         Mas, caso isso não aconteça, estaremos sempre recomeçando as coisas e logo em seguida parando – e isso nos tornará verdadeiros colecionadores de fracassos em nossas vidas cristãs.
         Perseverar, insistir em sermos exitosos será mais fácil quando o caminho dos princípios for o caminho escolhido por nós para ser percorrido.
         Quantos casamentos já acabaram por conta da ausência dessa determinação, simplesmente porque os cônjuges andaram no caminho das emoções, e não no caminho dos princípios!
         Certa vez, um homem me procurou e me disse que o casamento dele estava acabado. Não era mais possível continuar, constava ele. Eu lhe perguntei o que tinha acontecido, e ele admitiu que não sentia mais amor pela esposa. Eu lhe disse que, então, tomasse a decisão de amar sua esposa independente de emoção ou sentimento. Ele rebateu: “Foi exatamente isso que acabou”
         Eu reafirmei, dizendo: Então ame. Mas ele não entendia. Sabe por que ele não entendia? Porque andava no caminho dos sentimentos. Nesse caminho as pessoas vivem assim: hoje sentem, e então fazem. Amanhã não sentem, e aí não fazem mais.
         Não é assim – ou pelo menos, não deveria ser assim – que o cristão vive.
         Nós vivemos segundo a Palavra de Deus! Se ela diz que sim, então fazemos. Se ela diz que não, então não fazemos. É simples assim – e é isso que nos torna exitosos.
         Imagine: aquele homem ia terminar um casamento que a Palavra de Deus diz para não terminar, e começar outro casamento que a Palavra de Deus diz para não começar! Ou seja, ele ira “meter os pés pelas mãos” jargão popular.
         Até quando ele continuaria naquele novo casamento? Até ele sentir algo contrário?
         Esta é a razão de muitos fracassos no meio cristão: vive-se no caminho dos sentimentos e não no caminho dos princípios. É muito mais prudente colocar a nossa perseverança e insistência no caminho dos princípios e conceitos!
         Toda vez que você pensar em parar algo, não leve em conta o que sente ou não sente, e sim, o que o principio da Palavra de Deus diz que dever ser feito por você naquela situação.

Deus continue te abençoando;

Perguntas para célula:
1-Você tem andado por princípios ou por sentimentos:
2-Se você tem tomado decisões em sua vida elas estão baseadas em que? No que Deus diz em sua Palavra? Ou no que você sente no momento?

Sem comentários:

Enviar um comentário