sábado, 28 de março de 2015

O cuidado com o corpo de Cristo

“Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja”. I Timóteo 3:1.
“Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino”. I Timóteo 5:17.
“Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;”. II Coríntios 8:1-5.
“Sucedeu que, habitando o rei Davi em sua própria casa, tendo-lhe o Senhor dado descanso de todos os seus inimigos em redor, disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro em casa de cedros, e a arca de Deus se acha numa tenda”. II Samuel 7:1-2.
“Eu, pois, com todas as minhas forças já preparei para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, prata para as de prata, bronze para as de bronze, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira; pedras de ônix, pedras de engaste, pedras de várias cores, de mosaicos e toda sorte de pedras preciosas, e mármore, e tudo em abundância. E ainda, porque amo a casa de meu Deus, o ouro e a prata particulares que tenho dou para a casa de meu Deus, afora tudo quanto preparei para o santuário: três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir, e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas; ouro para os objetos de ouro e prata para os de prata, e para toda obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto, hoje, a trazer ofertas liberalmente ao Senhor?” I Crônicas 29:2-5.
Depois que fica claro esse grande sonho-projeto de Deus e, mais ainda, que Ele nos chama a participar completamente envolvidos e amalgamados, qual deveria ser a consequência direta disso em minha vida ou na sua vida? Cuidado com a Casa de Deus.
Da parte de Deus Ele já fez tudo o que podia para que eu e você possamos desfrutar do todo de Deus. O que interessa agora é: eu e você já fizemos tudo que podemos? Existem duas coisas que está ao nosso alcance e é o que Deus espera que tenhamos como atitudes quando as coisas ficam claras para nós.
Primeira – Envolver-nos no corpo
O Apóstolo Paulo disse que aquele que aspira ao episcopado, excelente obra almeja. O episcopado é mais uma função na casa de Deus; em outras palavras Paulo está dizendo que aquele que quer ter uma função na casa de Deus, está almejando algo excelente.
Creio que não é difícil entender o porque disso, principalmente depois de ficar claro tudo o que explicamos nesses capítulos. Esse envolvimento em alguma função é uma das formas de termos cuidado com o corpo de Cristo.
Passarmos da posição de abençoados para a posição de abençoadores. Esse é o alvo de Deus para as nossas vidas, afinal, o Senhor é o abençoador por excelência.
Não é nosso alvo ser como Ele é? Então tenha uma atitude de fé e se disponha. Compartilhe isso com seu líder e seja preparado para essa função.
Segundo – Suprir as necessidades do corpo com aquilo que temos
Muitos estão buscando a prosperidade como uma troca entre eles e Deus. Ele entra com dízimo e ofertas e Deus retribui dando dez vezes, cem vezes ou mil vezes mais.
Isso não tem nenhuma base bíblica para que alguém faça isso. Já falamos, pregamos, ensinamos e escrevemos sobre isso. Prosperidade é uma questão de fidelidade ao Senhor.
Quando entendemos o quanto Deus investiu nesse sonho-projeto de edificar Sua igreja não sobra outra atitude a ser tomada que não seja fazer o mesmo.
Veja o exemplo da igreja da Macedônia. Eles entenderam em que eles estavam envolvidos e o que eles pediram foi que fosse dada a eles a oportunidade de poder contribuir com o corpo de Cristo. Eles queriam dar mais do que o que eles mesmos tinham. II Coríntios 8:15. Não queriam fazer trocas. Eles queriam é contribuir.
Isso é a consequência de quem entende no que está envolvido. A igreja primitiva, como um todo, estavam completamente envolvidos e comprometidos com o corpo de Cristo. Por isso ela é o grande referencial a ser seguido. Por causa de atitudes como essas, o poder de Deus e a prosperidade do Senhor eram abundantes sobre eles. Eles, como o Senhor, estavam colocando o todo à disposição do projeto do Senhor.
Outro exemplo foi Davi. Davi morava em uma casa melhor que o lugar onde a família de Deus se reunia. Ele percebeu isso e disse que investiria para que esse lugar fosse muito melhor que a dele. Ele disse que, porque amava a Deus, daria todo o seu tesouro particular para a construção desse lugar.
Ele não estava atrás de uma troca com Deus, ele queria era a oportunidade de poder cooperar com a edificação do lugar onde a família de Deus se reunia porque amava ao Senhor. Talvez isso ajuda a explicar porque esse homem foi e é um dos maiores referenciais da palavra de Deus a ser seguido.
Eu te pergunto agora? Essas consequências fazem parte de sua vida? Esse projeto verdadeiramente te empolga ou você acha que Deus não faz mais do que obrigação em tê-lo feito?
Eu quero te falar: primeiro esse cuidado é em função de você mesmo, afinal, você é a casa de Deus. Mas nós também precisamos de toda ajuda possível. Tanto de liderança quanto de investimento financeiro. Envolva- se rapidamente porque o tempo passa, as necessidades são grandes e você não pode perder tempo algum.

Sem comentários:

Enviar um comentário