domingo, 29 de dezembro de 2013

PRIMÍCIAS O CAMINHO DA PROSPERIDADE



Davi disse no salmo 116:12 Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?”. Que podemos dar à Deus que esteja a sua altura? O que podemos dar a Deus que possamos agradá-Lo? O que temos em mãos  para retribuí-Lo diante do presente da vida.

Uma coisa Deus valoriza, as primícias. Primícias significa “primeiro” e Deus se agrada disto, Deus não aceita competição temos que priorizá-Lo.

É um fato, Deus tem tudo, mas quando damos as primícias falamos ao reino espiritual que Ele é o primeiro em nossas vidas e dissipamos qualquer dúvida em nossos corações. EXEMPLOS:

Ø  Deus aceitou a oferta de Abel porque foi as primícias e rejeitou a de Caim por não ser as primícias (Gn.4.3-5).

Ø  Deus pediu a Abrão seu primogênito; o seu primeiro o seu melhor e Abraão ofereceu-o a Deus, em detrimento desta oferta, foi contemplado com aliança Abraãmica e viu todas  as promessas de Deus se realizarem em sua vida.

O dinheiro traduz algo em nossa vida, a forma como lidamos com o dinheiro mostra a quem valorizamos.

No Éden havia um jardim, tudo para deleite do homem, exceto a  “Árvore do conhecimento do bem e do mal” isso nos fala que essa árvore era d’Ele. O problema não foi porque comeu e sim porque não obedeceu e tocou naquilo que era do Senhor, a conseqüência foi a maldição, toda vez que tocamos naquilo que é d’Ele atraímos maldição sobre nós (Ml.3:9).

Em contrapartida quando o obedecemos envergonhamos o “deus” das riquezas (mamom) e atraímos a benção de Deus, veja Pv 3:9-10Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”.

Em toda a Bíblia, há coisas que são somente de Deus,  não podem ser tocados por ninguém. 

Veja, as  Primícias  são  de  Deus.

Ex.13:2 Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é Meu. Veja também,

Ex 34:26 As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus.

Tudo que é primeiro se coloca em oposição a Deus e então se torna inimigo de Deus.

A primeira conquista (Js 6:18).
Israel conquistou muitas cidades mas apenas em Jericó o Senhor exigiu o despojo.
Ele exigiu porque era a primeira conquista.
A primeira conquista é de Deus. (salário pastoral)
Deus não está preocupado com o melhor ou o maior, mas com o primeiro.
Acã pegou as primícias de Deus.
Um homem só, derrotou o exército de Israel.
Não se preocupe em quem é o Acã mas se você pegou algo de Deus. (Jz 7:16).
Dentre 3 milhões Deus encontrou quem foi. Deus sabia? Por que Ele não disse diretamente a Josué? ARREPENDIMENTO.
Por que Deus faz isso? Porque o Senhor nos dá tempo para arrependimento.
Acã tomou algo que era de Deus. Ele trouxe para si juízo.
A sua chance de dar glória a Deus é somente no teste do primeiro.

Vamos olhar por outro lado também, o primeiro dia da semana é o domingo, portanto não é opcional ir a igreja, esse dia é d’Ele, se você santificar esse dia a Ele toda sua semana será abençoada.

Ø  Este princípio vale para os dízimos. O dízimo não é o último e sim o primeiro.

Vejamos seis pontos porque devemos dar as primícias de nossas ofertas e dos dízimos:

1-O primeiro sempre é de Deus
    Tudo que oferecemos no primeiro dia santifica o resto do ano, e experimentaremos o melhor da terra.

2-Deus deve ser honrado antes de Tudo.
    O primeiro sempre é posição de honra.

3-Tudo que colocamos em primeiro tem o domínio sobre nós.
    Se for Deus, Ele é o nosso Senhor se for o dinheiro será mamom.

4-Sempre colocamos em primeiro o que mais tememos ou respeitamos.
    Ai mostra quem mais tememos e expõe as nossas reais motivações.

5-As primícias santifica o resto.

    Rm 11:16 “E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão”.

Adão foi o primeiro e contaminou a todos, Jesus nos redimiu porque foi o primeiro. Por meio de um entrou o pecado por meio de um (Jesus) santificou os seus.

6-O primeiro exige fé.
Mesmo não tendo garantias visíveis  temos que esperar em fé pois quem fez a promessa é fiel. Quem planta, colhe (Gl.6.7)

Amados, lembre-se Deus não  nos pede nada que antes não fizesse primeiro. Deus deu seu filho unigênito para salvar a humanidade que n’Ele cresce.

Nossa visão é  de  crentes  vencedores  que vencem  e aborrecem a avareza e subjuga à  mamom em suas vidas, faça parte dos  vencedores,  Amém? 

Mt 6:33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

COMPARTILHAMENTO NAS CÉLULAS

1) Deus tem tido a primazia em sua vida ? Tem experimentado dar as primícias a Deus? Você gostaria de compartilhar?
2) Como você tem lidado com dinheiro? Como você lida com o primeiro dia “o domingo”?
3) Você está disposto a quebrar as maldiçoes em decorrência da falta de fidelidade?

Sem comentários:

Enviar um comentário